domingo, 13 de janeiro de 2008

Confirmado: Atlas e América na Libertadores


Foram definidos, nesta última madrugada, o segundo e o terceiro representantes do México na próxima Copa Libertadores. Atlas e América venceram as duas semifinais da Interliga, disputada em solo norte-americano, e assim garantiram suas classificações para o torneio da América do Sul. Os Rojinegros e as Águilas juntam-se às Chivas de Guadalajara, que já haviam se garantido por terem sido campeões do Apertura 2006.

ATLAS

O Atlas chegará para a disputa da Copa Libertadores recheado por uma sorte incrível e uma competência estratégica razoável, fatores que lhe colocaram como um dos vencedores da Interliga. Após terem segurado a lanterna no último Apertura, os Rojinegros trouxeram o paraguaio Jorge Achucarro, ex-Cerro Porteño, que se integrou rapidamente e com enorme sucesso ao lado do argentino Bruno Marioni.

Após vencer um jogo, empatar outro e perder mais um, o Atlas precisou levar a melhor em um sorteio, pois tinha campanha absolutamente idêntica ao Toluca, que perdeu, na moeda, a vaga em uma das semifinais. Na briga pela classificação para a Libertadores, os Rojinegros superaram o badalado time do San Luis, em que vinham em boa fase o meia Eduardo Coudet e os atacantes Alfredo Moreno e Tressor Moreno. Em contra-ataques, a equipe de Guadalajara fez três gols, garantindo a vaga com sabor de goleada.

Antes, porém, o Atlas precisará superar o La Paz, da Bolívia, na fase eliminatória que terminará de preencher o grupo onde já estão Boca Juniors, Colo Colo e Maracaibo.

AMÉRICA

Dono da melhor campanha na primeira fase, com três vitórias em três jogos, o sempre badalado time americanista precisou se desdobrar bastante para superar o Cruz Azul no Clássico Jovem e garantir a vaga direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Sob o faro de gol do paraguaio Salvador Cabañas, as Águilas passaram apenas nos pênaltis, em um dramático 5-3, ampliando o jejum de vitórias de cinco temporadas da Máquina Cementera.

Equipe dos internacionais Juan Carlos Mosqueda e Guillermo Ochoa, o América saiu atrás do marcador, em gol de César Villaluz. A dobradinha de Cabañas recolocou a ordem em favor dos americanistas, situação rapidamente igualada por Jaime Lozano, em penalidade máxima. No tempo extra, Rodrigo López, ex-Libertad do Paraguai, salvou o empate das Águilas a três minutos do fim, pois Gerardo Lugo havia colocado o Cruz Azul em vantagem. Na disputa de pênaltis, o paraguaio Christian Riveros foi o único a desperdiçar uma cobrança, suficiente para colocar os Capitallinos na próxima Libertadores.

Já garantidos entre a fase de grupos, os americanistas precisarão medir forças com o River Plate, a Universidad Católica e a Universidad San Martín, do Peru.

ENTENDA A INTERLIGA

A Interliga é um torneio de tiro curto disputado normalmente no início de cada ano. Criticado por apertar o calendário e encurtar as férias dos jogadores envolvidos, é jogado em território norte-americano e define o segundo e o terceiro representantes do México na Copa Libertadores do mesmo ano.

Excluem-se da disputa os campeões do Apertura e do Clausura da última temporada. No caso desta edição, Atlante e Pachuca não disputaram, pois têm prioridade para brigar pelo título da Copa dos Campeões da Concacaf. Além disso, os dois campeões da temporada 2006 disputam a primeira indicação mexicana para a Libertadores.

As Chivas, que deveriam defrontar o Pachuca por este posto, acaba por se qualificar diretamente. É que o outro campeão de 2006 é o próprio Pachuca, que repetiu a conquista em 2007 e disputará a Copa dos Campeões da Concacaf em 2008. O que, naturalmente, inviabiliza a participação simultânea na Libertadores.

Sobram, então, os oito melhores mexicanos ao longo da temporada anterior, no caso, 2007. Dividem-se tais equipes em dois grupos de quatro, onde os dois melhores vão às semifinais. Destas, saem os dois classificados e não há final. A equipe de melhor campanha é declarada campeã e vai direto para a fase de grupos. O outro qualificado precisa passar pela fase qualificatória.

3 comentários:

Anônimo disse...

E eu achando que só os brasileiros tinham "criatividade" para regulamentos esdrúxulos...

¬¬

Maurício disse...

Moço, me ensina a entender bastante assim?

Anônimo disse...

Conseguir explicar isso aí, cara, é uma obra de arte. E eu entendi!

Parabéns!! E, principalmente, OBRIGADO! =D

Abraços!