domingo, 26 de outubro de 2008

Quebra de escritas


O Chelsea não perdia em Stamford Bridge desde o contestado trabalho de Claudio Ranieri - hoje contestado na Juventus: exatamente 86 jogos. O Liverpool, agora líder isolado do Campeonato Inglês, não é campeão nacional desde a temporada 1989/90 - ou seja, não venceu a Premier League, que existe desde 1992. Para piorar, já vê sua hegemonia nacional de 18 títulos ameaçada pela aproximação do Manchester United, agora com 17.

A vitória em Londres, obtida pelo Liverpool de Rafa Benítez, quebrou a primeira marca, e serviu como clara demonstração de força de que os Reds, finalmente, brigarão pelo título nacional após algumas temporadas de sucesso na Liga dos Campeões. Os torcedores do clube, desde o título em Istambul contra o Milan, querem é vencer o título nacional. E ele pode vir.

Na partida contra o Chelsea, a equipe do espanhol Benítez foi bem superior na execução de sua proposta de jogo. Enquanto os de Felipão sentiam dificuldades em subir com Bosingwa e Ashley Cole, graças às atuações dedicadas de Riera e Kuyt, Anelka era a mesma morosidade de sempre e Lampard e Deco foram engolidos por Xabi Alonso e Mascherano. Não havia espaço para os Blues.

Em compensação, o Liverpool tinha força e rapidez para contragolpear, graças aos avanços freqüentes de Xabi e a ligação direta em velocidade. Quando pressionados, os Reds prendiam a bola no ataque, passavam o tempo e aumentavam suas chances de vitória.

Vencer em Stamford Bridge, após 86 jogos, é a maior demonstração de força que o Liverpool poderia dar. "Vencer aqui e nos mantermos imbatíveis no topo é uma mensagem de peso para os outros times", afirmou Benítez após o jogo. A questão é que em jogos importantes, sempre, os Reds se portam bem, mas falham quando o treinador espanhol aprofunda demais o rodízio no time e perde pontos em jogos fáceis. "Precisamos de três pontos no próximo jogo, com o Portsmouth", disse ele, consciente. Foi assim, nos últimos anos, que o clube de Anfield Road se afastou do título.

Claramente mais maduro e com um elenco forte, recheado por um Fernando Torres capaz de dividir as responsabilidades com Gerrard, o Liverpool pode quebrar sua maior escrita. E ganhar, pela primeira vez, a Premier League.

4 comentários:

Leandro Afonso Guimarães disse...

numa conversa entre chelsea e liverpool, eles combinam.

chelsea: olha, liverpool, o manchester é o atual campeão

liverpool: mas somos líderes.

chelsea: e estamos na lc.

liverpool: possível que nos enfrentemos lá.

chelsea: e, como qualquer time, temos obsessões

liverpool: a minha é voltar a ganhar a premierleague. abstinência é grande

chelsea: a minha é vencer a lc. ano passado ficamos a um escorregão do título. só falta isso pra nos considerarmos de vez a nona maravilha do mundo.

pronto, um obcecado por uma coisa, outro pela outra. eles não vão brigar.

Arthur Virgílio disse...

Pelo que li foi um nó tático de Rafa Benitez em Felipão. Não pude acompanhar o jogo, mas pelo que eu saiba o Chelsea estava com bastante desfalques.

Rakal D'Addio disse...

Boa. A impressão é essa, de que o Liverpool conseguiu se firmar porque Benitez resolveu fixar um time titular.

André Augusto disse...

Fora que ganhar do Chelsea tem grande peso para o Liverpool, devido a "rivalidade" que nasceu entre os dois nos confrontos decisivos dos últimos anos.

A queda de produção do Man Utd e a maturação desse elenco, que é ótimo, talvez façam com que finalmente chegue a vez dos Reds triunfarem na Inglaterra.