segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mentalidade vencedora


Dizem que os grandes campeões, entre outras coisas, são explicados por essa tal de mentalidade vencedora. E a se observar Liverpool e Juventus, nas últimas semanas, há de ser notada uma diferença sensível no perfil das duas equipes, principais ameaçadoras a mais um título de Manchester United e Internazionale em seus países.

Neste domingo, os Reds terminaram outra partida empatados, e podem ser ultrapassados pelo Chelsea nesta segunda. Mesmo atuando contra um Arsenal desfalcado, desestabilizado, com Adebayor expulso e Fabregas sendo sacado no intervalo por lesão, o Liverpool não teve coragem e ousadias suficientes para entender o jogo no Emirates Stadium era para colocar três pontos na conta. Na última rodada, diante do Hull City, também faltou fôlego para buscar a virada.

Algumas iniciativas têm explicado essa falta de empenho pelo título que não vem desde 1990 para o Liverpool. A insistência com Riera, a falta de apoio pelas laterais, o desfalque de Torres e a subutilização de Babel são alguns fatores. Além disso, jovens como El Zhar e Ngog têm se mostrado longe da competitividade que sugere para a Premier League.

Esse espírito competitivo, entretanto, é o que sobra para a Juventus, e pode ser identificado em jogadores como Sissoko, Marchisio e Amauri. Na tarde deste domingo, a equipe de Claudio Ranieri foi até Bérgamo e bateu a Atalanta em mais uma jornada marcada por empenho e personalidade. Se falta brilho à Vecchia Signora, não sobra vontade e entrega para os embates.

Não deve ser o suficiente para barrar o título interista, mas serve de exemplo para o Liverpool, por exemplo.

2 comentários:

Saulo disse...

FELIZ NATAL PARA TODOS!

SAULOBOTAFOGO.BLOGSPOT.COM

Anônimo disse...

e com a possibilidade do Amauri se naturalizar, o Dunga já cogita sua convocação.

É bem capaz de convocá-lo uma vez, só para ele não poder mais defender a Itália...

Eu lembro que o Parreira fez algo parecido com o Mancini. Vinha muito bem na Roma, aí convocou ele uma vez, e nunca mais...