sábado, 12 de março de 2011

Com Luís Fabiano, grande reforço, São Paulo quebra seus paradigmas outra vez


Sejamos práticos: Luís Fabiano retorna ao São Paulo para ser o principal camisa 9 do futebol brasileiro. Há grandes nomes, como Fred, Liedson e Loco Abreu, mas o Fabuloso inspira ainda mais confiança por suas características, experiência de Copa do Mundo como titular e por ainda reunir ótimas condições físicas - apesar da temporada prejudicada por lesões - e técnicas. E ainda por que ama os são-paulinos. Ainda tem margem na carreira para fazer valer o investimento, irrecuperável, de 7,6 milhões de euros.

O que chama tanta atenção quanto Luís Fabiano é o dinheiro investido por Juvenal Juvêncio, às vésperas de uma eleição de cartas marcadas, contrariando as próprias convicções. Salvo Cléber Santana, por quem o São Paulo gastou para contratar, a prática são-paulina foi justamente contrária nos últimos anos: contratar jogadores a custo zero, utilizando como tática de sedução boas luvas, salários e a possibilidade de brigar sempre - ou quase sempre - por grandes conquistas. Com essa estratégia, se montou o time campeão mundial de 2005, com Cicinho, Josué, Mineiro, Fabão, Aloísio e Júnior, entre outros.

A direção são-paulina, que também era contrária a hospedar jogadores de fundos de investimentos, já mudou de forma radical sua postura no ano passado. Xandão e Fernandinho (Traffic) e Willian José e Rhodolfo são exemplos de reforços adquiridos por dinheiro de terceiros. Especula-se que o São Paulo não seja o único responsável pela operação que resgata Luís Fabiano das garras de dois ferrenhos rivais de bastidores dos são-paulinos: Corinthians e Internacional.

Apesar do valor incontestável de reforços como Rhodolfo, Willian José, Rivaldo e principalmente Luís Fabiano, o São Paulo também refuta a própria tese de seguir o exemplo do Santos e montar uma equipe forte priorizando as categorias de base. É provável que Bruno Uvini, Wellington, Henrique e Zé Vítor fiquem distante dos planos para o segundo semestre, restringindo a Casemiro e Lucas um papel relevante na equipe principal.

Apesar das mudanças de conceito, Juvenal Juvêncio tem tudo para fazer o São Paulo voltar a ser um time temido pelos rivais. Com Luís Fabiano, pronto para ir atrás da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

É, realmente as coisas estão mudando
O mundo da bola está se modificando
Já não é tão absurdo pensar na possibilidade
De um atleta de seleção jogar em sua cidade

Mostra evolução do cenário econômico nacional
Além de certa maturidade dos times, algo real
Aprenderam finalmente a usar o marketing a favor
E conseguem financiar praticamente qualquer jogador

Foi assim com Robinho, Ronaldinho, Ronaldo, Adriano
Também Liedson, Elano e agora a novidade: Luis Fabiano
Todos jogadores de copa do mundo, seleção brasileira
Exceto o corintiano, naturalizado, na equipe portuguesa

O marketing esportivo, assim, ganhando outra proporção
Única chance para os times endividados na casa do milhão
Que ainda precisam pagar salário outrora fora de cogitação
Absurdo, ditado pelo mercado, aqui e em qualquer nação

Sobre o Corinthians, o São Paulo comemora vitória
Foi vontade do jogador reviver parte de sua história
Luis Fabiano volta para o time onde fez sucesso
Quem sabe agora valha a pena pagar o ingresso

http://noticiaemverso.com
twitter: @noticiaemverso