terça-feira, 19 de abril de 2011

O tiro no pé da Federação Paulista e a semana dura do líder São Paulo


Depois de quatro anos (2007, 08, 09 e 10), a Federação Paulista resolveu mexer na fórmula de disputa do Estadual, e não foi para diminuir o inchado número de 23 datas nem a absurda presença de 20 clubes. A FPF aumentou para oito o número de classificados ao mata-mata, já que apenas em uma das quatro edições, em 2009, todos os grandes avançaram ao mata-mata. Abrir o leque de times na fase seguinte significava reduzir a possibilidade de que algum grande ficasse pelo caminho, mas a Federação acabou por dar um tiro em seu próprio pé.

Afinal, os quatro primeiros colocados de 2011 foram justamente os quatro maiores clubes do futebol paulista. Com o regulamento anterior, a Federação estaria satisfeita, mas agora volta a correr riscos, já que São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos precisarão vencer seus compromissos no próximo fim de semana para que a semifinal atenda aos desejos da FPF. Apesar da tremenda disparidade na tabela entre os quatro primeiros e o quinto, sexto, sétimo e oitavo, a tarefa não será simples.

Aparentemente, Palmeiras e Corinthians, respectivamente contra Mirassol e Oeste, são os times com as partidas mais acessíveis, até porque terão semana possivelmente mais tranquila - palmeirenses pegam o Santo André na quinta com a vaga muito bem encaminhada na Copa do Brasil, e corintianos folgam. O Santos tem jogo fundamental na quarta contra o Deportivo Táchira e possivelmente um desgaste físico/psicológico grande. Três dias depois, terá pela frente a Ponte Preta, que venceu os três grandes da capital na primeira fase e empatou com os próprios santistas no jogo que iniciou o processo de fritura de Adílson Batista.

O cenário que também aparenta ser um pouco conturbado é o do São Paulo, que terá pela frente uma Portuguesa embalada pela heroica classificação e joga na Arena Barueri. O compromisso de meio de semana também é o mais duro, diante do Goiás, com viagem e em um Serra Dourada tradicionalmente desgastante - pelas condições do pesado gramado, pelo clima e pelas dimensões do campo. Na volta, encontrará a Lusa, para quem perdeu duas vezes em seis jogos nos últimos três anos, quase sempre de partidas duras. Como em 2008, quando Borges fez três gols no Canindé e encaminhou o tricampeonato brasileiro a cinco rodadas do fim.

PS.: Inicialmente, havia escrito que o jogo seria em Mogi. Na verdade, é em Barueri. Obrigado aos amigos que avisaram.

2 comentários:

Almir Moura disse...

Opa Dass, blz? Lembrando que o jogo entre SPFC e Lusa será na Arena Barueri e não em Mogi. O tricolor paulista conseguiu diminuir a pena para apenas um jogo! :)

Abraços,

Dassler Marques disse...

Corrigido aqui, Almir.

Valeu, abraço