quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uruguai e Paraguai na Copa América do equilíbrio


11 empates em 24 jogos já realizados fazem da Copa América 2011, a edição, claro, dos empates. É verdade que provavelmente será lembrada mais pelas quedas prematuras de Brasil e Argentina ou pela estarrecedora campanha da Venezuela - com bom futebol, a Vinotinto participou de cinco partidas e saiu sem ser derrotada. Se der Uruguai no domingo, o que soa como a alternativa mais provável, entrará mesmo para a história a liderança da Celeste Olímpica com 15 títulos.

Também há uma possibilidade concreta de título do Paraguai. Se eventualmente for nos pênaltis, será sim o primeiro campeão sem vitórias - já são cinco empates dos paraguaios em cinco jogos. O risco desse fato é se ridicularizar a seleção de Gerardo Martino, segunda colocada nas Eliminatórias para a Copa 2010 e quadrifinalista do Mundial. A equipe paraguaia não joga bem, o que é ocasional, mas tem trabalho de longo prazo e jogadores de muito potencial. O retorno do bom jogo ocorrerá naturalmente, quem sabe até mesmo na final. E avançar sem bom futebol, convenhamos, também é um mérito.

Na história, há exemplos de campeões que não fizeram tanto esforço. Na Copa América de 87, o Uruguai defendia o título e já iniciou o torneio na semifinal. Venceu argentinos e chilenos para ser campeão. Já em 93, a Argentina avançou à segunda fase com uma vitória e dois empates. Passou por quartas e semifinal com vitórias nos pênaltis e bateu o México na decisão. É a essas equipes que se junta o Paraguai de Gerardo Martino.

A lógica natural diz que o Uruguai será o campeão por alguns motivos: 1) Faz melhor campanha já desde a Copa. 2) Tem mais camisa e jogadores mais experimentados em grandes jogos. 3) Tem muito talento com Forlán e Suárez, o que falta aos paraguaios. 4) Seu treinador também tem mais bagagem. 5) Sua camisa é pesadíssima. Mas, sem jogar bem e sequer marcar gols, o Paraguai foi à final. Se você realmente quer uma resposta, só acompanhando a final no próximo domingo.

Um comentário:

Leandro Colares disse...

Uruguai é muito favorito. Paraguai não jogou nada até agora, deu sorte contra Brasil e Venezuela.