quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Luxemburgo é o último sobrevivente


Dorival Júnior caiu e enquanto o Papo de Craque aguarda elementos suficientemente claros para abordar o tema, vale uma observação importante e até mesmo curiosa: entre os 20 clubes da Série A em 2010, agora o único a manter seu treinador desde o início do ano é o Atlético-MG. Sim, Vanderlei Luxemburgo, na zona de rebaixamento do Brasileiro, é o sobrevivente final desta "disputa".

Com as duas quedas diante de Atlético-PR e Vitória, Luxemburgo se aproxima de ter mais derrotas que vitórias no Galo. São 21 triunfos contra 17 insucessos, além de 11 empates. Resta saber quanto tempo o projeto entre ele e Alexandre Kalil resiste.

Independente disso, o dado aponta uma regressão tremenda na relação entre treinadores e clubes da elite brasileira. Em 2009, Hélio dos Anjos (Goiás), Adílson Batista (Cruzeiro), Silas (Avaí), Mano Menezes (Corinthians) completaram a temporada. Em 2008, Nelsinho Baptista (Sport), Adílson Batista (Cruzeiro), Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras), Muricy Ramalho (São Paulo) e Dorival Júnior (Coritiba). O número era cinco na temporada retrasada e caiu para quatro no ano passado. Hoje, em setembro, é de apenas um.

Dorival, aliás, não era demitido desde 2006, quando deixou o Avaí. Em seguida, passou pelo São Caetano e foi vice-campeão paulista de 2007, se transferindo para o Cruzeiro. Cumpriu o contrato até o fim, levando o time mineiro para a Libertadores. Foi para o Coritiba e, em seguida, para o Vasco, onde também trabalhou do início ao fim da temporada.