sábado, 18 de setembro de 2010

Preservem Neymar


Em contraste com a delicada situação atual, Neymar tem um histórico absolutamente limpo ao longo de quase toda sua passagem pelo futebol. Evangélico e muito próximo dos pais, cultivou até bem pouco tempo uma imagem cristalina e por isso conquistou tantas crianças e admiradores do mundo do futebol. O desvio de comportamento recente deve ser analisado sob outro prisma.

Neymar passa por um período de transição na vida e na carreira. Já não é visto mais como promessa e precisa decidir todos os jogos. Sem companheiros como André, Robinho, Wesley e Ganso por perto, tem um vestiário que já não é mais tão familiar. Em campo, é perseguido e caçado. No dia a dia do clube, é ainda mais cobrado, com justiça, depois de recusar o Chelsea e ganhar sensível aumento contratual.

É importante observar que são raros os jogadores que conseguem lidar com tudo o que Neymar atravessou na adolescência de atleta. Jovens adorados na faixa dos 16, 17 anos, sofrem desvios de comportamentos seríssimos que quase sempre levam para o resto da vida. Adriano Gerlin, Adiel, Harrison, Carlos Alberto, Léo Lima...semanalmente, o futebol apresenta exemplos como esses.

Neymar está muito bem cercado e vem repensando suas atitudes, mostram os fatos. Deve ser tratado com pulso firme e carinho. Deve ter comportamento de homem cobrado. Deve entender que é muito visado, patrulhado e não pode fazer tudo que vem à cabeça. Hoje, é titular da seleção brasileira, o único grande jogador do Santos e um dos mais caros do país.

Uma joia que o Brasil deve lapidar em vez de jogar na lata do lixo. Que tem um passado limpo e atravessa uma fase bastante difícil da vida.

Nenhum comentário: