domingo, 17 de outubro de 2010

Os vacilos dos líderes equilibram a tabela a oito jogos do fim


Derrota do Cruzeiro, empates de Fluminense e Corinthians e derrota do Santos. A rodada de número 30 do Brasileirão foi mais uma recente em que os times da frente não conseguiram vencer, o que vai provocando uma aproximação maior entre o G-3 e os ocupantes do meio de tabela. No ano passado, a distância entre o eventual campeão, Flamengo, e o então líder, Palmeiras, era de seis pontos. Exatamente a que os santistas, aparentemente os últimos que podem pensar em título veem para os cruzeirenses hoje. Mas será que o Grêmio, a oito da ponta, não deve sonhar também?

O Corinthians, nas sete jornadas recentes, fez só 3. E ainda perdeu um jogo atrasado. O Fluminense, de tabela dura, só somou 2 dos 12 pontos que disputou, e caiu em confrontos diretos com Santos e Cruzeiro. O Botafogo, pasme, empatou os últimos oito jogos. O Internacional, em condições normais o melhor time do Brasil, somou três dos 12 recentes. Tudo isso faz a tabela ficar com os times mais próximos do que na rodada 22.

Se considerarmos as últimas nove rodadas desde então, pouco menos de 25% do Campeonato Brasileiro, os gremistas é quem têm o melhor aproveitamento: 20 de 27 pontos disputados. O incrível Atlético-PR e o Palmeiras de Felipão fizeram 18. O Cruzeiro teve 17 e virou líder. O São Paulo venceu todos os jogos com Carpegiani e já aparece no retrovisor dos primeiros com 15 nesse período.

É importante notar que um novo campeonato começa a partir de agora, já que serão só oito jogos em sete semanas. Fluminense e Corinthians devem novamente ter times mais inteiros e as equipes de Muricy Ramalho, particularmente, sempre crescem nessa parte da competição. Tite, bom de treino, poderá arrumar o onze titular corintiano. Com o elenco fisicamente melhor, também o ultra motivado Grêmio pode jogar com ainda mais intensidade. O Cruzeiro de Cuca, muito centrado em Montillo e com vitórias apertadas, deve precisar de um salto de qualidade para manter a ponta.

Com partidas mais distantes uma das outras, a tendência é que os times mais fortes voltem a se impor mais uma vez. Mas em um país onde a diferença entre as equipes não é realmente tão grande, até o Grêmio, a oito pontos do Cruzeiro, pode sonhar. Até porque, em confronto direto, venceu o rival com ótima atuação - e uma arbitragem trágica de Paulo César de Oliveira.

Nesta rodada em particular, deve ser citado também o bom retorno de Ronaldo, acima da expectativa que era baixa, e uma razoável melhora de um ainda esfacelado Corinthians. Flu e Botafogo fizeram clássico movimentado e sem gols, diferente de Santos e São Paulo: o time de Marcelo Martelotte falhou no salto que precisava, já que chegaria à terceira posição, e Carpegiani faz Ricardo Oliveira e Dagoberto se afinarem muito bem. O Atlético-MG conta as horas para deixar a zona de rebaixamento e caminha sem Luxemburgo, que dá nova vida ao Flamengo. Que campeonato imprevisível!

A classificação do Brasileiro nas últimas nove rodadas*

1) Grêmio - 20
2) Atlético-PR - 18
3) Palmeiras - 18
4) Cruzeiro - 17
5) São Paulo - 16
6) Fluminense - 15
7) Internacional - 15
8) Santos - 14
9) Flamengo - 14
10) Corinthians - 12
11) Atlético-GO - 12
12) Goiás - 11
13) Vasco - 10
14) Ceará - 10
15) Vitória - 10
16) Atlético-MG - 10
17) Botafogo - 8
18) Avaí - 7
19) Guarani - 5
20) Grêmio Prudente - 4

* Não conta os jogos atrasados do último meio de semana

Nenhum comentário: