domingo, 29 de maio de 2011

Top 10 dos brasileiros em 2010/11

Em sua edição que acaba de chegar às bancas, a Revista Placar ouviu um respeitado colegiado de jornalistas brasileiros e estrangeiros para definir os melhores representantes do país na temporada europeia. O blog gostou da ideia e traz o seu próprio top ten. Com algumas diferenças, naturalmente. Você concorda?

10) Lucas Leiva - Liverpool (47J - 1 gol)

Nada de títulos, mas a temporada foi especial para Lucas Leiva. Depois de ficar fora da Copa, ele se sobressaiu em meio a uma campanha irregular e complicada do Liverpool. Intocável com Kenny Dalglish, conquistou a torcida que o cornetava nos tempos de Rafa Benítez: em enquete no site do clube, foi eleito o melhor de 2010/2011. É titular absoluto da seleção brasileira.

9) David Luiz - Chelsea (40J - 2 gols)

Uma das novelas mais longas dos últimos tempos, a transferência de David Luiz para o Chelsea enfim se concretizou no verão europeu. De cara, o ex-Benfica provocou impacto fabuloso na Premier League, marcando gols contra os dois clubes de Manchester. Mais tarde, David comprometeria na partida mais decisiva da temporada inglesa para os Blues, justamente diante do United. Sacado no intervalo, mostrou que precisa evoluir um pouco mais, mas tem um potencial assombroso.

8) Robinho - Milan (45J - 15 gols)

Robinho provou estar em um momento maduro a serviço do Milan. Colocado contra a parede por seu fracasso no Manchester City, ele fez a sua temporada mais consistente e igualou o melhor desempenho em gols que tivera no futebol europeu. Reserva em nove jogos do Italiano, colaborou quase sempre que acionado e também evoluiu bastante na marcação. Com Mano Menezes, manteve o prestígio que tinha com Dunga.

7) Lúcio - Internazionale (46J - 1 gol)

Ao contrário de Julio Cesar e Maicon, Lúcio continuou em grande fase mesmo com a saída de José Mourinho. Quando não teve o brasileiro, a Internazionale desmoronou diante de Milan e Schalke no momento mais agudo da temporada, sofrendo oito gols em duas partidas. Aos 33 anos, fez 46 partidas em alto nível, o que assegurou seu retorno para a disputa da Copa América.

6) Alexandre Pato - Milan (33J - 16 gols)

Alexandre Pato não deu o salto que dele se espera para tornar um jogador de classe mundial. Muito por conta de diversas lesões e talvez problemas pessoais, o atacante rossonero não explodiu completamente, mas mesmo assim realizou ótima campanha e atingiu sua melhor média de gols com o Milan. Campeão italiano pela primeira vez, marcou quase tanto quanto Ibrahimovic.

5) Hernanes - Lazio (38J - 13 gols)

Em sua temporada de estreia no futebol europeu, Hernanes conseguiu um desempenho acima das expectativas. Jogando mais à frente, foi protagonista da Lazio que chegou até a liderar, mas por um detalhe não arrancou vaga na Liga dos Campeões. Foram 13 gols e seis assistências, desempenho que só não conquistou Mano Menezes.

4) Thiago Silva - Milan (42J - 1 gol)

A evolução na carreira de Thiago Silva é constante e em franca velocidade. Depois de impressionar no primeiro ano como titular do Milan, virou unanimidade e o melhor da posição simplesmente no futebol italiano. Campeão nacional, é hoje um dos cinco melhores zagueiros da Europa.

3) Marcelo - Real Madrid (50J - 5 gols)

Maior beneficiado pela chegada de José Mourinho ao Real Madrid, Marcelo cresceu absurdos na marcação e preservou a agressividade no apoio ao ataque, enterrando de vez os tempos em que precisava jogar no meio-campo para não prejudicar a defesa. Homem de 10 assistências na temporada, fez o gol mais importante para encerrar a sina de cair nas oitavas da Liga dos Campeões.

2) Hulk - FC Porto (53J - 36 gols)

Um furacão! Hulk assombrou a Europa com sua impetuosidade para marcar gols de todas as formas, mas quase sempre com a perna esquerda. Homem mais fatal do Porto de André Villas Boas, ele foi ponta direita e combinou força, velocidade e oportunismo em doses cavalares. Entre os principais goleadores da Europa, Hulk entregou 26 assistências.


1) Daniel Alves - Barcelona (54J - 4 gols)

Daniel Alves não foi só o brasileiro a fazer mais partidas da lista. Também não foi só o que conquistou os títulos mais importantes. Com status de melhor lateral do planeta na temporada e intocável na seleção brasileira, Dani reforçou a condição de indispensável ao Barcelona - impossível imaginar a equipe de Guardiola sem ele. Foram 20 assistências para gols de Messi, Villa e companhia.

PS.: O Top 10 da Placar teve: David Luiz (primeiro), Hulk (segundo), Daniel Alves (terceiro), Thiago Silva (quarto), Marcelo (quinto), Lucas (sexto), Júlio Baptista (sétimo), Hernanes (oitavo), Pato (nono) e Nenê (décimo).

Nenhum comentário: