domingo, 18 de setembro de 2011

O real valor de 17 rodadas na frente e o líder Vasco sempre igual


Só dois times lideraram tanto o Campeonato Brasileiro quanto o atual Corinthians e não foram campeões na fase de pontos corridos. Em 2008, o Grêmio comandou a Série A por 17 rodadas, mas foi ultrapassado pelo São Paulo, tricampeão. Ocorreu também em 2009, com o Palmeiras que ficou à frente por 19 rodadas. São períodos similares ao que os corintianos tinham na liderança, cuja perda era anunciada e se concretizou neste fim de semana com derrota para o Santos após cinco anos de invencibilidade nos clássicos do Pacaembu.

Hoje, só a matemática e o futebol das 10 primeiras rodadas podem dar esperança ao Corinthians em queda livre. A produção da equipe não é tão ruim para justificar tantos resultados ruins: nos últimos 14 jogos, são 7 derrotas e três empates. O último triunfo em domingo foi no dia 10 de julho, contra o Atlético-GO.

Há explicações para tudo isso: a concentração defensiva já não é a mesma, os gols em bolas aéreas se repetem e o lado esquerdo, com o vulnerável Ramon e Leandro Castán em fase ruim, virou o mapa da mina para os adversários. Foi por esse setor que Danilo e Alan Kardec, se aproveitando de um Neymar cirúrgico como meia-atacante, construíram o triunfo santista.

O Vasco chega à liderança do Campeonato Brasileiro pela segunda vez na história dos pontos corridos, mas com muito mais pinta de campeão que naquela 5ªrodada de 2007. No fim de semana com a grande notícia de que Ricardo Gomes voltou para casa, os vascaínos amassaram o Grêmio em São Januário com contra-ataques fulminantes liderados por Diego Souza, com Eder Luís novamente insaciável pela ponta direita e uma marcação fortíssima de Eduardo Costa, Rômulo e Fellipe Bastos, os vértices defensivos de um habitual losango que se repete desde PC Gusmão.

Impressiona nos cruzmaltinos, com Cristóvão discreto e eficiente, é a capacidade de serem fortes independente da equipe que entre em campo. Se o Corinthians se perde sem um ou outro nome importante, o Vasco é sempre competitivo. A unidade do elenco é enorme a ponto de superar a falta de um lateral esquerdo confiável, a ausência de Alecsandro ou até os desfalques de Juninho Pernambucano e Felipe.

A história recente do Campeonato Brasileiro e os números dos líderes mostram que o cenário de 2011 está totalmente em aberto. Em 2009, o Flamengo só assumiu a ponta a duas rodadas do fim, e levou a taça, que ficou para o Fluminense no ano seguinte depois de 24 jornadas em primeiro lugar. Ao Corinthians, nesse momento, ter ficado na frente por 17 vezes já não vale quase nada.

OS LÍDERES EM PONTOS CORRIDOS

2003
Quem liderou mais? Cruzeiro em 40 de 46 rodadas
Quem foi campeão? Cruzeiro

2004
Quem liderou mais? Santos em 20 de 46 rodadas
Quem foi campeão? Santos

2005
Quem liderou mais? Corinthians em 20 de 42 rodadas
Quem foi campeão? Corinthians

2006
Quem liderou mais? São Paulo em 28 de 38 rodadas
Quem foi campeão? São Paulo

2007
Quem liderou mais? São Paulo em 22 de 38 rodadas
Quem foi campeão? São Paulo

2008
Quem liderou mais? Grêmio em 17 de 38 rodadas
Quem foi campeão? São Paulo, que liderou por 6 rodadas

2009
Quem liderou mais? Palmeiras em 19 de 38 rodadas
Quem foi campeão? Flamengo, que liderou por 2 rodadas

2010
Quem liderou mais? Fluminense em 24 de 38 rodadas
Quem foi campeão? Fluminense

2011
Quem já liderou? Corinthians por 17, São Paulo por 4 e Atlético-MG, Flamengo e Vasco por 1 rodada

Nenhum comentário: