segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O beque-matador e o time mais faltoso da Série A


Um gol a cada cinco jogos em 2011. Essa é a média de Emerson, zagueiro do Coritiba que, ao marcar contra o Internacional no último domingo, chegou ao 10º gol em 50 partidas no ano. Nenhum defensor de equipe da Série A se aproxima dele, perigosa arma ofensiva do time de Marcelo Oliveira. Dedé, do Vasco, e Rafael Marques, do Grêmio, marcaram sete vezes e são os que mais chegam perto.

Regular defensivamente, Emerson é acima da média mesmo quando vai ao ataque. Pelo Avaí no último ano, o agora coxa-branca marcou 9 - marca já superada em nove meses dessa temporada com o Coritiba, que tem Léo Gago, Tcheco e Marcos Aurélio como seus homens da bola parada.

A impulsão de Emerson é a maior arma do Coritiba, que só não faz mais gols de bola aérea no Brasileiro que o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e Marcos Assunção: 10 para os palmeirenses, nove para os coxa-brancas, Atlético-MG e Fluminense.

A força pelo alto é mais um exemplo do viril time do Coritiba, o mais faltoso do Campeonato Brasileiro - média de 21,3 infrações por jogo. Retrato de um time que joga duro, com linha defensiva de laterais marcadores, um tridente com Leandro Donizete-Tcheco-Léo Gago e os velozes Rafinha e Marcos Aurélio no suporte a Bill. Um 4-3-2-1.

Esqueça o time insinuante que tinha Davi no lugar de Tcheco no primeiro semestre. O Coxa desta Série A é mais rígido e depende muito das bolas altas, especialmente para Emerson. Apesar de ele cumprir seu papel, dificilmente o Coritiba vai passar da parte média da classificação em um ano já marcante em sua história recente.

Nenhum comentário: