terça-feira, 3 de abril de 2007

Duelos da Liga dos Campeões: Chelsea x Valencia

A aura de futebol que pairou sobre Chelsea e Valencia nos últimos anos não se repete na temporada atual. Muita gente que não acompanha o esporte atentamente se dará conta disso quando a dupla, ainda que times fortíssimos, entrarem em campo. Ainda assim, esse porém com relação a capacidade das equipes deve ser muito considerado, pois são adversários duríssimos de se bater.

Esse pragmatismo de Ches e Blues é composto por uma consistência defensiva inegável, além de uma eficiência no ataque que permite adotar uma postura mais segura durante as partidas. Entre os oito finalistas desta Liga dos Campeões, ninguém tem quatro avantes – Morientes, Villa, Drogba e Shevchenko – tão capazes de finalizar de qualquer maneira e em qualquer circunstância, ainda que Kaká seja o líder entre os artilheiros. Contudo, os jogadores citados podem fazer desse duelo, aparentemente feio, algo interessante de se assistir.

★ Chelsea em: “Degrau acima”

O brilhante segundo tempo realizado em Stanford Bridge facilitou as coisas para o Chelsea no confronto diante do Porto, o que não pode fazer esquecer que se esperava mais tranqüilidade para os Blues superarem essa jornada. Com 100% de seus titulares em condições, se Essien jogar, Jose Mourinho certamente exigirá uma melhor performance do time, algo que um adversário do porte do Valencia também pede.

A dificuldade encontrada por duelar com Barcelona e Werder Bremen na fase de grupos fez com que o Chelsea chegasse ao presente momento com uma pontuação aquém das equipes de seu porte, o que dá ao Valencia a vantagem de resolver dentro de casa. Mourinho, fortíssimo no trabalho psicológico e motivacional, jura que iniciar o confronto em casa também é excelente. Nessa linha de raciocínio, o retrospecto dos londrinos jogando em seus domínios dá razão ao treinador: em quatorze jogos com o português no banco, apenas uma derrota.

O iminente retorno de Joe Cole aos gramados, infelizmente, contrasta com uma cirurgia no joelho que afastará Arjen Robben dos próximos meses. Mesmo assim, a boa fase de jogadores como Kalou e Wright Phillips dá mais opções para Mourinho, circunstancialmente adotar o 4-3-3 como opção. Em que pese a fase esplendorosa de Didier Drogba, o Chelsea tem aí uma arma valiosíssima para chegar às semifinais da Liga dos Campeões pela terceira vez em quatro temporadas.

Time provável: Cech, Alou Diarra, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Makelele, Essien (Mikel), Lampard e Ballack; Drogba e Shevchenko.

Artilheiro: Drogba – 5 gols
Posição na Premier League: 2º
Fase de grupos: 1º Chelsea - pontos
Títulos na Liga dos Campeões: -

__________________

★ Valencia em: “Abril despedaçado”

David Navarro, Marchena, Edu, Baraja, Regueiro e Morientes . Quique Sánchez Flores tem uma penca de problemas, especialmente na defesa, para montar a equipe que tentará barrar a força de um Chelsea sedento por um título europeu.

Voltar às quartas-de-finais após quatro anos representa que o projeto dos Ches é bem conduzido, onde a filosofia de reunir jogadores espanhóis tem sido uma tendência nas contratações. Não por acaso, a seleção espanhola tem abrigado mais jogadores do Valencia que de Real e Barça. Há quem diga que é por não ter jogadores da dupla que a Fúria não tem se mostrado tão grande, o que esbarra na aura de time vitorioso que existe sobre os Ches desde Hector Cúper.

Sem muitas opções, é possível que o Valencia opte por adiantar David Silva para o ataque, fazendo às vezes de Morientes, que só tem esperanças de jogar no Mestalla na próxima semana. Aí, abre espaço para nova tentativa com Joaquín e Vicente entre os titulares, segundo especula o Diário Marca. Nessa formação, Angulo ficaria entre os reservas. Outra improvisação é a entrada de Moretti na zaga, o que consequentemente significa o retorno de Del Horno, ex-Chelsea, ao estádio onde ficou marcado pelas pancadas em Lionel Messi. Ainda assim, e de qualquer maneira, as hipóteses nesse caso ficam em 50% para cada equipe.

Time provável: Cañizares, Miguel, Ayala, Moretti e Del Horno; Albelda, Albiol, Joaquín (Angulo) e Vicente; David Silva e David Villa.

Artilheiro: Morientes – 6 gols
Posição na Liga Espanhola: 4º
Fase de grupos: 1º Valencia - 13 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: -

4 comentários:

Anônimo disse...

Chelsea favorito disparado! o valencia não vai surpreender igual fez com a inter..

Anônimo disse...

os ingleses têm tudo para conquistar a europa... seja qualquer um deles... blues, reds, ou red devils...

o Liverpool, como num passe de mágica, começou a jogar um futebol vistoso... chelsea tem potencial de sobra, mas craques demais, pra poucas vagas...manchester em estado de graça;;;

britânicos devem dominar a UCL dessa temporada!



abraço!

Unknown disse...

O Chelsea é favorito claro, mas acho que o Valencia será um grande adversário.
Silva e Villa darão muito trabalho a defesa dos Blues.
O que pode decidir em favor do time londrino é se Shevchenko estiver inspirado. Ele que vem crescendo de produção nos últimos jogos, será uma arma importantíssima para o Chelsea.

Unknown disse...

Salve Dassler. Só discordo de uma coisinha: a Roma não foi zebra, o Lyon não vai além de um time mediano que domina o campeonato de segunda categoria que se disputa na França, nada mais.
Parabéns pelos bons textos, recheados de informação e análises pertinentes.
Grande abraço.
Mauro Cezar