segunda-feira, 2 de abril de 2007

Duelos da Liga dos Campeões: PSV x Liverpool

★ PREVIEWS – LIGA DOS CAMPEÕES- 2/4
PSV Eindhoven (Hol) x Liverpool (Ing)

Belos times, mas possivelmente, zebras. Assim podem ser definidos PSV e Liverpool, não por questões técnicas, e sim principalmente por terem protagonizado surpresas na fase anterior da competição. Barcelona e Arsenal, finalistas da edição passada, pararam justamente frente às equipes comandadas por Rafa Benítez e Ronald Koeman, treinadores em franca ascensão na carreira e que se mostram taticamente acima da média.

Se enfrentar não será surpresa para as duas equipes, já que na fase de grupos ambas estiveram no mesmo grupo, vencido pelo Liverpool, em especial por ter feito o resultado frente aos holandeses no confronto direto em Anfield Road. Possivelmente o menos badalado dos confrontos da fase de quartas-de-finais, este, é bem provável, primará pela consistência dos dois times, o que reduz e muito a possibilidade de um resultado amplamente favorável e deixa como mais possível um placar apertado para o vencedor.

___________

★ PSV em: “Em casa”

A nova filosofia de jogo pregada por Ronald Koeman a partir dessa temporada fica evidente quando comparada aos tempos recentes de Guus Hiddink no Phillips Stadium. A escola holandesa de atuar com pontas é relativizada nesse caso, já que Koeman faz uso de um 4-4-2 de forte consistência defensiva no meio-campo, mas capaz de criar oportunidades em um descuido adversário. Nesse contexto de versatilidade, Edison Mendez e Phillip Cocu são os exemplos mais concretos em um elenco tomado por estrangeiros dos quatro cantos do mundo.

Um ponto altamente significativo a favor do PSV nesse duelo será a já conhecida tradição de Ronald Koeman se dar bem em território inglês, em especial porque o jogo de volta será em Anfield Road. Apenas na última temporada, Koeman, então no Benfica, decretou a eliminação de Manchester United e Liverpool, além de ter superado o Arsenal nesta edição durante as oitavas-de-finais. Para ir mais além, é fácil se recordar do título europeu do Barcelona em 92, ratificado com gol do ex-zagueiro holandês, dentro de Wembley.

Afirmada como uma das equipes de maior consistência na Europa, o PSV Eindhoven precisará se adequar sem Alex, melhor jogador da equipe na fase anterior. Lesionado, o defensor brasileiro será uma ausência sentida, ainda que Carlos Salcido, outra rocha na retaguarda holandesa, esteja em condições. A velocidade dos contra-ataques também pode ser enfraquecida se Arouna Koné não se recupere a tempo de enfrentar os ingleses, que ainda assim devem se cuidar, pois na volta, Koeman estará em casa.

Time provável: Gomes, Kromkamp, Da Costa, Simons (Sung) e Salcido; Culina, Mendez, Cocu e Affelay (Simons); Farfán e Koné (Kluivert).

Artilheiro: Koné – 2 gols
Posição na Eredivisie: 1º
Fase de grupos: 2º - 10 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: 01 (88)

___________________

★ Liverpool em: “Orgulho real”

Emplacar três representantes entre os oito melhores foi a prova concreta sobre o ótimo momento pelo qual atravessa o futebol inglês, tal qual havia sido quando os mesmos três, Chelsea, Liverpool e Manchester United, assim como o Arsenal, chegaram entre os dezesseis finalistas desta mesma edição. E todos como primeiro colocados dos respectivos grupos. Nas últimas temporadas, Itália (em 2003), e Espanha (em 2000), colocaram uma trinca de equipes entre os quatro semifinalistas.

Coube ao PSV Eindhoven quebrar a supremacia inglesa na competição. Justamente o PSV de Ronald Koeman, que como foi dito acima, tem certa predileção a vencer ingleses. Em contraponto, maturidade e consolidação tática são características evidentes neste Liverpool que possivelmente não irá se destemperar graças a estatísticas e coincidências. Vencer o Barcelona dentro do Camp Nou foi a prova mais concreta de que os Reds, tradicionalíssimos na Liga dos Campeões, são postulantes muito fortes ao título.

A mobilidade dentro de campo não deixa transparecer um esquema tático teoricamente engessado. Benítez pode optar, em especial fora de casa, por uma formação mais cautelosa, utilizando Gerrard mais uma vez como right winger e com Riise no outro extremo. Xabi Alonso e Sissoko são dois cabeças-de-área eficientes, mas este último pode ser sacado no caso do treinador optar por Pennant, outra arma importante pelo lado direito do campo. Kuyt e Bellamy, trabalhadores com faro de gol, são atacantes que se encaixam bem idéia de jogo proposta pelo Liverpool, levemente favorito neste caso.

Time provável: Reina, Finnan, Carragher, Agger e Arbeloa; Gerrard, Sissoko, Xabi Alonso e Riise; Kuyt e Bellamy.

Artilheiro: Crouch – 5 gols
Posição na Premier League: 3º
Fase de grupos: 1º - 13 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: 05 (77, 78, 81, 84 e 2005)

3 comentários:

Juliana Loreto disse...

nhoiii


(L)

=**

Terence disse...

Falaa Dassler.. como disse no Super_Craques (MuklEy) estarei prestigiando seu trabalho por aqui também!

Em relação ao duelo, creio que de Liverpool.. o time está bem montado e tem algumas peças que desiquilibram. Principalmente se Alex e Koné não jogarem, apesar do Kluivert ser muito bom também!

Abraços

Anônimo disse...

caraca mlke!
jah tem um bocado de coisa escrita
tu tem q avisar pô!
ainda não me acostumei com sua troca de "residência", de fotologger pra blogger

hHUAhuAhuAHU


quanto aos confrontos, acredito mtissimo nos Red Devils voltando a conquistar a UCL, msm encarando a Roma pela frente...



Grande abraço!