quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Terceira façanha gaúcha?


Juventude vence o quinto jogo consecutivo e escapa do rebaixamento. A manchete já está pronta nos jornais de Caxias do Sul. A torcida, que pouco vai ao Alfredo Jaconi (o Ju tem a pior média entre os 20 da Série A), está acreditando. Mas ninguém, além dela e dos jogadores, consegue crer na salvação.

Já são 22 rodadas consecutivas entre os últimos, além de outras oito anteriores. Além disso, a melhor colocação do clube da Serra Gaúcha foi o 11º lugar, na 5ªrodada. Nem mesmo as heróicas vitórias sobre São Paulo e Palmeiras transmitem uma sensação de reação possível. Porém, uma olhada no retrovisor pode dar inspiração.

- Façanhas -

Há dois exemplos, porém, bastante vivos na memória dos gaúchos. Em 2003, o Grêmio passou 25 rodadas consecutivas dentro da zona de rebaixamento. Se livrou, porém, nos jogos finais: 2-0 sobre o Paysandu, 4-3 sobre o Vasco, 2-1 novamente sobre o Paysandu, 2-2 com o Santos na Vila Belmiro e, por fim, 3-o sobre o Corinthians no último jogo.

A façanha, anterior ao rebaixamento em 2004, projetou a carreira de Adílson Baptista como treinador. No time, esquecível na memória do torcedor gremista, estavam fiascos como Baloy, Gavião, Marcos Paulo, George Lucas e Marcelinho.

Um ano antes, em 2002, foi a vez do Internacional construir uma história de salvação inacreditável. O clube, que já tinha escapado do descenço em 1999 - com gol de Dunga, precisava trazer, de Belém, três pontos contra o Paysandu. Além disso, dependia de outros resultados, especialmente de Palmeiras, Paraná ou Portuguesa.

Fernando Baiano e Mahicon Librelato - falecido meses depois, fizeram os gols da vitória colorada no Mangueirão. Bahia e Vitória venceram, respectivamente, Portuguesa e Palmeiras, decretando então a permanência do Internacional. A salvação do clube gaúcho, inclusive, é tida como um período de renascimento. Cinco anos depois, Fernandão levantava as duas taças mais importantes que já entraram no Beira Rio.

- Realidade bem diferente -

Por mais que seja gostoso lembrar e que se alimente as coincidências, a situação do Juventude é muito mais delicada. Nem mesmo três vitórias, o que parece improvável, garantem a salvação do clube de Caxias. Nas próximas duas rodadas, Atlético Mineiro e Fluminense receberão o Ju, que faz, em casa, a decisão com o Sport. Jogo, eventualmente, onde pode escalar posições e derrubar os pernambucanos.

Caso faça o lógico e vá para a segunda divisão, o Juventude terminará com uma seqüência de primeira divisão iniciada em 2005. Com um ano, porém, horroroso, o clube só colhe os frutos ruins. Após um fracasso na especulada parceria com a Red Bull, já na primeira rodada do Brasileirão, Ivo Wortmann abandonou o barco. Rumo, aliás, até hoje de paradeiro desconhecido.

2 comentários:

Ricky_cord disse...

Não acredito que o Juventude consiga evitar a despromoção e já agora como se está a portar Yanick Pupo, emprestado pelo Sporting de Portugal, ao Juventude?

Gerson Sicca disse...

o juventude não escapa nem com reza forte. E librelato, um dos salvadores do inter em 2002,era muito bom jogador. Tinha vindo do criciúma.MOrreu em dezembro daquele ano em uma curva no final da beira-mar norte, perto da ponte hercílio luz, em floripa, perto do hotel baía norte. depois do acidente colocaram um guard-rail no local.
Outro jogador do inter q morreu em acidente do carro foi sérgio gil, isso já faz anos. Ele vinha do corinthians para jogar no colorado e morreu na estrada.
Abraço