terça-feira, 13 de novembro de 2007

Zenit e Pohang Steelers




Os campeonatos que seguem o calendário solar, de janeiro a dezembro, vão chegando ao momento final. No último fim de semana, o Zenit Saint Petersburg e o Pohang Steelers se sagraram campeões, na Rússia e na Coréia do Sul, respectivamente.

O Zenit, impulsionado pelo dinheiro da poderosa empresa Gazprom, venceu seu primeiro título russo, embora, em 1984, tenha levado o extinto campeonato soviético. De quebra, já se garantiu na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Embora conte com esse respaldo e planeje a inauguração de um novíssimo estádio nos próximos meses, os Light Blues não contam com um elenco estelar. Anatoliy Tymoschuk, campeão do time, é o nome internacionalmente mais famoso.

Não há, aliás, nenhum brasileiro no plantel de Dick Advocatt, treinador holandês responsável direto pelo sucesso do clube. CSKA e Spartak, aliás, possuem elencos bem mais recheados.

Já o Pohang Steelers, pela quarta vez em sua história, levantou a taça da K-League. O título, que não vinha há quinze anos, foi assegurado com um gol de Schwenck, ex-Figueirense e Botafogo.

Na equipe sul-coreana, atua também o ex-flamenguista Andrezinho, por lá desde 2004. O atacante, que muito prometia no início de carreira, é ídolo local. A relação de brasucas, no elenco, é completada por Jonhes. Desconhecido por aqui, o jogador teve um sucesso meteórico pelo Bandeirante, no Campeonato Brasiliense.

No comando, está Sérgio Farias. Treinador com passagens pelo interior paulista, especialmente pela União Barbarense, também trilhou caminho pelas seleções de base. Hoje, é campeão sul-coreano pelo Pohang Steelers.

8 comentários:

Marcelo Sant´Ana disse...

O empresário de Moré, atacante do Bahia, tentou encaixá-lo neste Pohang, no primeiro semestre.

Nao colou, mas nunca se sabe.

Abraço

http://www.blogdomarcelosantana.futebolbaiano.net

Anônimo disse...

Fala Dassler. Só uma correção: esse foi o segundo título nacional do Zenit, já que ele foi campeão soviético em 1984.

Abraços,

André Augusto disse...

Bacana a matéria. O Zenit quebrou uma sequencia considerável de êxitos de CSKA e Spartak.

Abraço

Braitner Moreira disse...

Não entendo patafinas de futebol russo, e só vi umas quatro ou cinco partidas até hoje. Mas sinceramente, não consigo compreender como um time sem qualquer representante do futebol alegre consegue levantar uma taça de campeão, haha

Anônimo disse...

Só uma correção, Dassler, o Zenit foi campeão russo e nao ucraniano. O campeonato ucraniano termina em maio.

Visite meu blog:

www.7sportsbrasil.com

Anônimo disse...

Não será uma mais que improvável falta de investimento que impedirá o Zenit de chegar, pelo menos, um pouco mais longe, principalmente nas competiçcões continentais. O respaldo financeiro da Gazprom deve garantir um futuro mais promissor ainda. O comando do experiente Dick Advocaat idem.

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Daí tchê, beleza?

Além do citado Tymoschuk, o Zenit tem outro cara muito bom: o zagueiro eslovaco Martin Skrtel.

Lembro do Jonhes no Gama e no Brasiliense, tosco pra caramba. Futebol é algo impressionante mesmo...

Abraço!

Dassler Marques disse...

obrigado pelas atentas correções.