sábado, 20 de março de 2010

Corinthians é o mais seguro dos brasileiros na Libertadores

Mano Menezes é o tipo de treinador que muda seu time de acordo com o adversário, sobretudo este ainda inacabado Corinthians. Apesar dessas alterações e do efeito que provocam como às vezes os jogadores ainda não se sentirem parte de um time formado, os corintianos compõem a equipe brasileira mais segura neste início de Copa Libertadores.

A leitura do treinador corintiano para montar a equipe nos dois jogos longe de São Paulo foi bastante precisa. Para enfrentar o Independiente de Medellín, ofensivamente muito forte pela esquerda, Jorge Henrique veio perseguir o lateral canhoto adversário, em um espaço bem preenchido por Jucilei e com Marcelo Mattos fixo como zagueiro-lateral, algo perto de um 4-1-3-2. Foi certeiro em quase toda a partida, mas ainda assim o gol colombiano – impedido por pouca coisa - saiu pelo setor.


No Paraguai, a troca por Moacir, ainda muito instável, ofereceu uma opção ofensiva a mais para o Corinthians, que tomou conta do jogo pelo lado esquerdo, com Danilo e Roberto Carlos. As jogadas do Cerro Porteño eram mais centralizadas, mas foram muito bem controladas pela dupla Jucilei e Ralf, dono de sete desarmes no jogo. O perfil do rival permitiu o retorno ao 4-2-3-1 de sempre. Com um atacante como Dentinho mais próximo, Ronaldo evoluiu um pouco em relação às suas últimas baixas apresentações. Pode e deve melhorar, claro.



O grande defeito do Corinthians nas duas partidas passa pela baixa incisão no ataque. Foram muitas trocas de passe – no Paraguai, a posse de bola foi de 57% -, mas poucas finalizações. Embora controlando a partida quase sempre, faltou envolver o adversário, mantê-lo na defesa, mostrar a ele qual equipe era superior.

Em suas avaliações, Mano Menezes provavelmente pense que isso é um ponto para a equipe evoluir, mas ainda assim o Corinthians da Libertadores é um time seguro e consciente. Dificilmente, capaz de cometer deslizes como em suas últimas participações no torneio. Até aqui, mais confiável que todos os outros brasileiros.

Nenhum comentário: