terça-feira, 23 de março de 2010

Messi: bem acima de Ronaldinho Gaúcho


Os dois grandes anos de Ronaldinho no Barcelona, entre 2004 e 2006, não são suficientes para superar o que tem feito o argentino Lionel Messi, já intitulado "Rei do Barça". Autor de três gols contra o Zaragoza no domingo, Messi chegou a números impressionantes e bastante acima do que conseguiu o brasileiro a serviço do clube catalão.

Em sua primeira grande temporada, a 2004/05, Ronaldinho disputou 40 jogos na soma de Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões. Nesse período, anotou 13 gols e ofereceu 10 assistências. O brasileiro atuava como ponta esquerda, treinado pelo holandês Frank Rijkaard, e tinha 25 anos.

Já em 2005/06, ano do bicampeonato espanhol e do título da Liga dos Campeões, Ronaldinho disputou 41 partidas. Nesse período, aumentou sua média de gols, chegando a 24, e ainda ofereceu seis assistências.

Na comparação com Ronaldinho, seu amigo dos tempos de Barcelona, Lionel Messi atropela também somando Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol: em 2008/09, temporada coroada por três títulos, o argentino disputou 43 jogos. Jogando na ponta direita e três anos mais jovem, marcou um total de 32 gols e 16 assistências.

Em 2009/10, ainda há 11 jogos do Campeonato Espanhol por fazer e de dois a cinco pela Liga dos Campeões, mas Messi já deixou Ronaldinho muito para trás: são 29 gols em 31 partidas, além de oito assistências.

Comparação total:

Ronaldinho: 81 jogos, 37 gols e 16 assistências
Messi: 74 jogos, 61 gols e 24 assistências

- Publicado no Terra

3 comentários:

Uga disse...

O Ronaldinho pegou um Barcelona quase sendo rebaixado...não chegava nem perto do entrosamento que o time tem hoje. fica tudo mais fácil para o Messi.
E outro detalhe...o próprio Messi já adimitiu que nnem em sonho imaginava ver o que o Ronaldinho já fez.

Matheus Vinicius disse...

Eu já concordo com o Dassler, o Messi tem tudo para superar grandes craques do futebol se ter a cabeça boa e se manter no barça, chapéu e caneta nos adversários contam menos no placar e nas estatísticas! É isso!

ADM Pika das Galaxias disse...

ronaldinho ja ganhou copa do mundo e messi ja ganhou mundial inter clubes
ronaldinho ja ganhou premio de melhor jogador do mundo messi tbm
ronaldinho ja ganhou premio de melhor jogador da decada messi nao
sera possivel q leonel messi ganhará premio de melhor jogador da decada ?
Pra mim eu fico com R10 esse cara é um maestro da bola nunca vi uma pessoa de uma abilidade fora do normal na epoca de 2004 a 2006
gosto muito de messi ele joga de mais tbm mais pra ronaldinho ele tem q jogar muito .