quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Wellington: a revelação do Campeonato Brasileiro fugiu do Corinthians


José Geraldo de Oliveira, supervisor das divisões de base do São Paulo, lembra bem do dia em que recebeu um telefonema do pai de Wellington, hoje titular absoluto do meio-campo tricolor. Foi em 2005 e o garoto jogava no Corinthians. Com só 14 anos, ele formava na equipe sub-15 corintiana, mas estava insatisfeito com as condições de trabalho no Parque São Jorge.

"Quando ele me falou que era aquele neguinho do Corinthians, fiquei arrepiado", conta Geraldo com sorriso de orelha a orelha, feliz pela afirmação do pupilo que enfrentará os corintianos nesta quarta-feira, no Morumbi.

O pai de Wellington queria que o São Paulo aceitasse seu filho para testes. "Meu senhor, seu filho nem precisa ser testado. Pode trazer ele aqui porque está aprovado", respondeu José Geraldo. O resto é história: no ano seguinte, já ao lado de Oscar, foi campeão da duríssima etapa mundial da Copa Nike Sub-15. Foi quando pipocaram matérias a respeito dele, comparado a Mineiro por sua vitalidade na marcação e a forma como desliza bom futebol em campo com passe preciso e uma disciplina impressionante.

Depois, de forma similar, Henrique chegou do Atlético-PR para formar o tridente chave para a marcante geração /91 da base tricolor, bicampeã sub-17 em Albacete, na Espanha. "Jogador assim não precisa ser testado, você já conhece", costuma repetir Geraldo. Lucas, na temporada seguinte a Wellington, repetiria o caminho Parque São Jorge-Morumbi. Logo, dois dos cinco pratas da casa que Adílson Batista deve escalar nesta quarta-feira, saíram do Corinthians, que só terá o goleiro Júlio César.

Neste Campeonato Brasileiro, difícil encontrar revelação tão grande quanto Wellington, que atuou em 22 dos 24 jogos do São Paulo na competição. Segundo maior ladrão de bolas do time na Série A, superou uma lesão séria de joelho que sofreu em 2010, trocou a camisa da seleção sub-20 pela do tricolor e não para de crescer. Também deixou para trás os tempos em que Muricy Ramalho e Ricardo Gomes, de forma infeliz, o colocavam para atuar na lateral. Wellington é volante e dos bons. Para muitos e muitos anos.

3 comentários:

minicritico disse...

Muito bom jogador. Só discordo da parte que diz que ele tem um passe preciso. Aí não, né?

Abraços,

Mini-Crítico

Marcel Thomé disse...

Boa, Dassler.
Também acredito que Wellington chegou para ficar. Um ótimo volante.
Mas, na minha opinião, o atacante Osvaldo, do Ceará, é a revelação do Brasileirão 2011.

Abraço,

Marcel Thomé

HJames1995 disse...

É VERDADE NESSE BRASILEIRÃO 2011 A REVELAÇÃO É O OSVALDO DO CEARÁ OU VAI SER O WELLINGTON NEM DO FIGUERENSE