terça-feira, 16 de setembro de 2008

A primeira derrota de Felipão


A saída de Steve Clarke para o West Ham representa o primeiro grande obstáculo para Felipão em seu desafio em Stamford Bridge. Clarke, treinador-assistente, era uma verdadeira bandeira no Chelsea e preferiu juntar-se com Gianfranco Zola, novo técnico do West Ham e ex-jogador dos Blues. Sem Clarke em sua comissão técnica, Scolari ganha um problemão.

Com 20 anos de Chelsea, somando as passagens como jogador e treinador, Clarke era fundamental para Felipão, que lamentou publicamente sua saída. Querido pelo elenco e pela direção dos Blues, o assistente era também fundamental para a adaptação do brasileiro: conhecia, como poucos, os fortes e competitivos concorrentes da Premier League, onde triunfou ao lado de Mourinho, como na foto à direita.

Embora o nome de Avram Grant é que tenha sido responsabilizado pelo vice-campeonato europeu na última temporada, Clarke certamente teve papel importantíssimo na retomada do Chelsea após Mourinho.

Agora, Felipão precisará se virar com Murtosa, os demais membros da comissão técnica e um eventual substituto para Steve Clarke. Não será nada fácil encontrar um assistente tão bom.

4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Felipão tem o Murtosa, mas como você destacou o Clarke estava há 20 anos no Chelsea e conhece bem o clube. Desta forma, o técnico brasileiro perde um aliado, mas ainda segue firme e forte realizando um bom trabalho no blues. Resta saber até que ponto esse saída pode prejudicar o andamento da campanha de Luis Felipe Scolari.

André Augusto disse...

Não é a mesma relação, óbvio, mas Ferguson perdeu seu escudeiro para a seleção.

Essas figuras que ficam na penumbra as vezes tem uma importância que não imaginamos, como eu descobri com a saída de Clark.

Abs

André Augusto disse...

*Seleção Portuguesa...hehe

Ricky_cord disse...

Boa análise. Clark era um elemento muito importante.