segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um ótimo Fla-Flu

Kléberson e Maurício: dois belos gols



Seria exagero dizer que o clássico de domingo, no Maracanã, foi um excelente jogo. Mas foi bom, sim, pois teve alternativas. Em um tempo onde os clássicos regionais do nosso futebol são de mais competitividade e menos futebol, o arrojo de tricolores e rubro-negros, especialmente estes, deve ser louvado. Quem foi ao estádio e colaborou para o segundo maior público do Brasileiro-08, certamente saiu satifeito pelo espetáculo.

O domínio do jogo claramente foi do Flamengo. Por ironia do destino, todavia, foi o Fluminense quem esteve, quase sempre, mais perto da vitória. Esteve primeiro, em razão da bola mal afastada por Jaílton e pela desatenção de Kléberson na marcação sobre Conca. Sobrou para o meia, de canhota, de primeira, enfiar na gaveta de Bruno e brindar o fim de tarde carioca com um golaço. Mas o jogo era rubro-negro e isso não pode se negar, pois o Flu, com Éverton Santos, Eduardo Ratinho e Júnior César apagados, dependia só de seu meia argentino.

O Flamengo nem se lembrou que não tinha Ibson, principal armador e capitão da equipe. Juan e Éverton chamaram o jogo, Marcelinho Paraíba também pediu responsabilidades e até os volantes - Toró e Kléberson - desciam para o ataque. Não deu para o Fluminense se segurar e, quando as equipes foram ao intervalo, o empate já fazia justiça no placar.

Caio Júnior, pós-intervalo, cansou definitivamente de Obina, lento e pesado. Maxi não acrescentou tanto além de luta no ataque, mas Juan e principalmente Éverton cresceram ainda mais. Irritado, Cuca se preparava para sacar Maurício, que não acompanha Éverton. O treinador tricolor, porém, foi surpreendido quando seu volante acertou um lindo chute, de longa distância, e contou com o vacilo de Bruno, que sofreu mais um gol de fora da área - o quinto no Brasileiro.

Que o futebol muitas vezes é injusto, não é novidade. Assim, o Flamengo resolveu fazer sua justiça e não perder no Maracanã. A entrada de Sambueza, quase como ala-esquerda, trouxe Juan para a armação e confundiu o Flu, que tinha problemas para marcar.

Pois foi numa jogada do estreante argentino, mas pela direita, que o Fla chegou à igualdade. Kléberson, que só não foi trocado em razão das dores musculares de Éverton, saiu lá de trás e apareceu na pequena área de Fernando Henrique para cumprimentar as redes e fechar um ótimo e trepidante Fla-Flu.

Nenhum comentário: