quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A bola que rola na Euro


O futebol europeu parou, nos últimos dias, para ver o reinício das Eliminatórias para a próxima Eurocopa, com jogos bastante interessantes e com resultados muitas vezes fora do script inicialmente previsto. O Papo de Craque resume o que há por vir até novembro, quando serão definidos os 14 classificados.

Veja quais as chances de classificação em cada um dos sete grupos, lembrando que avançam dois de cada chave e não há repescagem. Áustria e Suíça, sedes do torneio, já estão garantidas.

Grupo A, quem tem chances:


Polônia – 21 Pts / 11 J de 14
Finândia – 19 Pts / 11 J de 14
Portugal – 17 Pts / 10 J de 14
Sérvia – 16 Pts / 10 J de 14

Palpite: Polônia e Portugal

Portugal pode pagar por dois gols sofridos nos instantes finais de seus dois últimos jogos, quando vencia Polônia e Sérvia e acabou por ceder o empate. Os quatro duelos que lhe restam não são duros, mas a margem de erro permitida é de zero, sobretudo em uma chave competitiva como esta. Os poloneses mostram bons resultados, assim como a consistente e surpreendente Finlândia. Os sérvios, de Zigic e Stankovic, merecem sempre respeito.

Grupo B, quem tem chances:


Escócia – 21 Pts / 9 J de 12
Itália – 20 Pts / 9 J de 12
França – 19 Pts / 9 J de 12
Ucrânia – 13 Pts / 8 J de 12

Palpite: Itália e França

Duelos trepidantes têm marcado a vida no grupo B, onde a Ucrânia faz o que pode – ou menos que isso, e a Escócia dificulta a vida das finalistas da última Copa do Mundo, tragicamente encaixadas na mesma chave nas Eliminatórias. Os italianos recebem Ilhas Faroe e Georgia, além de visitar os escoceses: com sete pontos aí não devem ficar de fora.

Les Bleus têm uma tabela confortável, mas a margem de erro é praticamente zero. Um jogo em casa contra a Lituânia e visitas a Ucrânia e Ilhas Faroe. Os escoceses, que lideram, precisam vencer ucranianos e italianos para seguir com chances, embora estejam evidentemente confortáveis na ponta do grupo.

Grupo C, quem tem chances:

Grécia – 19 Pts / 8 J de 12
Noruega – 17 Pts / 9 J de 12
Turquia – 17 Pts / 8 J de 12

Palpite: Grécia e Turquia

Bom resultado da Grécia que, fora de casa, empatou com os noruegueses. Agora, o time de Otto Rehhagel, atual campeão, faz três jogos contra eliminados, dois deles em casa, para ratificar a classificação. A Turquia, em casa, receberá a Noruega em 17 de novembro a fim de somar três pontos e ultrapassar os nórdicos. Jogo decisivo à vista.

Grupo D, quem tem chances:


Alemanha – 22 Pts / 8 J de 12
República Tcheca – 20 Pts / 9 J de 12
Irlanda – 14 Pts / 9 J de 12

Palpite: Alemanha e República Tcheca

Situação claramente definida a favor de alemães e tchecos. O Nationalelf, com dois pontos, garante a classificação que já é virtualmente consolidada. Com sete vitórias e um empate, além de 31 gols pró e apenas 4 contra, o time de Joachim Löw sobra em território europeu. A República Tcheca e a Irlanda ainda enfrentam a Alemanha, mas a vantagem está do lado dos de Karel Brückner.

Grupo E, quem tem chances:


Croácia – 23 Pts / 9 J de 12
Inglaterra – 20 Pts / 9 J de 12
Rússia – 18 Pts / 9 J de 12
Israel – 17 Pts / 9 J de 12

Palpite: Croácia e Inglaterra

Rodada favorável para o English Team que venceu dois jogos, convenceu, e saltou à frente da Rússia na ainda aberta segunda vaga. Os croatas têm tudo para somar seis pontos nos próximos dois jogos e chegar até a última jornada, onde visitam os ingleses, já garantidos. Rússia e Israel, embora próximos, têm muito que torcer, pois ainda disputarão jogos duros contra os dois primeiro colocados.

Grupo F, quem tem chances:


Suécia – 19 Pts / 8 J de 12
Espanha – 19 Pts / 9 J de 12
Irlanda do Norte – 16 Pts / 9 J de 12
Dinamarca – 14 Pts / 8 J de 12


Palpite: Suécia e Dinamarca


Os espanhóis estariam virtualmente classificados, mas a tabela a cumprir é bastante complicada: a Fúria tem pela frente os outros três postulantes à Euro, mas fará dois jogos em casa. Os suecos, com quatro partidas a fazer e liderando com relativa tranqüilidade, devem seguir sem preocupação.

A Irlanda do Norte, principal zebra até as duas últimas rodadas, colecionou resultados ruins: foi batida por Letônia e Islândia, vendo sua confortável posição desabar. Por sua vez, a Dinamarca trouxe um empate da Suécia e goleou Liechtenstein, se colocando assim como terceira força da chave.

Grupo G, quem tem chances:

Romênia – 20 Pts / 8 J de 12
Holanda – 20 Pts / 8 J de 12
Bulgária – 18 Pts / 9 J de 12


Palpite: Holanda e Romênia


Romenos e holandeses se enfrentarão no próximo mês, permitindo uma eventual aproximação da Bulgária que, recebe a Romênia em novembro e pode, neste jogo, complicar a situação da seleção de Adrian Mutu, este em grande forma. A Holanda, contando com a volta absolutamente positiva de Van Nistelrooy, tem totais chances de classificação inclusive na liderança.

5 comentários:

Ricky_cord disse...

Acredito que Portugal ainda vai a tempo de alcançar a qualificação, apesar dos muitos pontos desperdiçados e de a equipa andar a jogar muito mal.

André Augusto disse...

Portugal e Espanha se classificam...
È meio ousado, mas acho que a Escócia classifica viu...vai rodar um dos dois grandes no grupo.
Romênia, Alemanha, Inglaterra, Croácia e Polônia Classificam com um pé nas costas.

Leandro Silva disse...

Torço para que seus palpites que também são os meus estejam corretos. Para que a gente tenha uma fase final com grande nível. Se Portugal, Espanha e França ou Itália ficarem de fora enfraquecem a Euro.
Abraços

Anônimo disse...

Desde que o Felipão foi pra Portugal, eu, como vários outros, "adotei" a seleção lusitana como a segunda do meu coração. Ou a terceira, se incluirmos o Cruzeiro, que seria o primeiro, seguido da Seleção brasileira, obviamente... hehehe!

Mas é impressionante como eles têm oscilado nas Eliminatórias da Euro... Temo até que eles não se classifiquem.

Pena ainda maior foi ver o Felipão dando vexame, ao desferir um cruzado de esquerda no Dragutinovic. Vi ele tentando se defender hoje, mas ele caiu no mesmo erro do Zidane... Profissionais não podem cair na pilha dos adversários, e partir pra agressão... nada justifica a atitude dele...

Acho que a Espanha, apesar dos vacilos, vai acabar conquistando uma vaga. O impressionante é que, talvez, na história da Fúria, seja o melhor elenco, o mais talentoso, e continuam não conseguindo se acertar...

abraço!

Braitner Moreira disse...

Será até onde Portugal vai sem Felipão, hein? Acho em improvável ele comandar os tugas nos últimos jogos.

Aposto em Polônia e Sérvia no Grupo A. No F, acho que dá Suécia e Espanha (uma pena a queda de produção da Irlanda do Norte depois que o Sanchez foi pro Fulham). De resto, concordo em gênero, número e degrau. Seria legal ver a Escócia na Euro, mas acho que isso custaria a participação da Itália, então deixa pra outra.