quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pérolas do Sub-17 #3


Bojan Krkic tem apenas 17 anos, mas rapidamente será um camisa nove com requintes de World Class. A afirmação é prematura, não há dúvidas. Mas os números, o potencial, e a estrela do garoto espanhol, destaque da Fúria no Mundial Sub-17, são impressionantes e, de certa forma, servem como contraponto à tese de “vamos com calma”.

No atual torneio sub-17, Bojan Krkic tem sido o principal destaque individualmente. Atuando com o respaldo dos ótimos Mérida e Aquino, cumpre com excelência aquilo que dele se esperava. Até aqui, são cinco gols no campeonato, onde alia técnica, potência e oportunismo. O mais importante deles, contra Gana, nos últimos instantes da prorrogação do jogo que levou a Espanha para a final do Mundial Sub-17.

E foi o gol decisivo, também, o lance mais discutido e difundido da competição. Sálvio Spínola Filho, brasileiro que arbitrava a partida, expulsou Bojan Krkic pela comemoração lenta e efusiva. Marcação justa ou não, cabe a interpretação. Mas o fato é que muito do brilho da final foi excluída ali, no cartão vermelho do homem do apito.

Bojan Krkic é tratado como o maior do mundo na categoria sub-17. Tanto é verdade que, o Barcelona, chegou a peitar a Federação Espanhola para não liberar o garoto para a competição. Bojan já treina ao lado de feras como Ronaldinho e Messi, já tendo, inclusive, feito sua estréia entre os profissionais, onde segue os passos de Giovanni dos Santos, pouco mais velho e ganhando seu espaço.

O pai de Bojan é sérvio, e foi inclusive jogador do Estrela Vermelha, de Belgrado. Foi à Espanha e casou com uma catalã, união frutífera para o mundo da bola. Em sete anos nas canteras do blaugrana, fez 889 gols, quebrando recordes possíveis e inimagináveis. Entre outros feitos, para abreviar a história, foi destaque consecutivamente nos últimos dois torneios Europeu Sub-17.

Em 2006, além de bronze pela Espanha, foi artilheiro. Tinha só 15 anos. Neste ano, deu o título aos espanhóis, com atuações decisivas contra Inglaterra, na final, e Bélgica, na semifinal. Suspenso da decisão do Mundial Sub-17, onde seu país defrontará a Nigéria, o menino Bojan Krkic não poderá dar o título, mas até aqui já contribuiu bastante para isso.

3 comentários:

Gerson Sicca disse...

O guri é bom mesmo. Vai fazer falta.

André Augusto disse...

O que eu ouço falar desse cara não é mole não. Pena que o Sálvio deu uma ferrada no cara.
Mas parece que esse vira realidade!

Anônimo disse...

enquanto o arbitro for o senhor único das decisões... injustiças vão acontecer...

a NBA deu mais uma mostra de inteligência dando aos arbitros o direito de consulta ao replay, para tirar duvidas de lances mais polemicos...

o problema é que criou-se a tese que o futebol é apaixonante exatamente pelos erros, q vão levar às discussões no dia seguinte... (mais) um erro...