segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Campeão com honras


Nada de jogadores europeus badalados, treinador estrangeiro e muito menos jogo firulento. Com um futebol solidário, de enorme apego tático e uma obstinação incomum pela vitória, o Egito deixou três favoritos para trás e conquistou, mais uma vez, a Copa Africana de Nações. A conquista dos Faraós, além de consagrar Hassan Shehata como treinador bicampeão, projeta uma série de bons jogadores, em especial os meias Hosny e Aboutreika.

O mais incrível é que o Egito não possui, praticamente, nenhum nome em voga na Europa. Como bem explicado por Paulo Vinícius Coelho, o futebol egípcio consegue segurar boa parte de seus jogadores. Além de não produzir grandes badalados, os clubes locais são financeiramente auto-suficientes para não precisar ceder qualquer jogador por preço de banana. Além de Zidan, do Hamburgo, Mido e Ghaly, da Premier League, são os representantes mais famosos no Velho Continente.

Outro ponto a se tocar é a incrível disposição dos egípcios durante os noventa minutos. Na finalíssima diante de Camarões, embora o gol de Aboutreika tenha sido um pouco atípico, várias grandes chances foram desperdiçadas, quase sempre pela boa performance de Kameni, único camisa 1 confiável em todo o continente.

O título egípcio, pela forma com que veio, foi inconstável. Na estréia, já uma bela vitória sobre Camarões. Nas fases seguintes, um resultado contundente sobre a badalada Costa do Marfim, logo após a eliminação de Angola, seleção de Copa do Mundo. E, na decisão, um jogaço frente aos Leões, mais uma vez. Os Faraós deram um banho de tradição, com um futebol apaixonante e uma conquista acima de qualquer ponderação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Conquista dos faraós foi ótimo! Seriam os faraós egípcios os reis da bola? Pra quem é fanático por futebol, o site Como tudo funciona (www.hsw.com.br) tem vários artigos sobre os campeonatos, times, craques. Um prato cheio pros futebolmaníacos! Espero que curta! Beijos!

Maurício disse...

Olha eu aqui de novo, poio! Nem lembrava mais da cara do teu blog (zuera hahahaha).

Nem vi nenhum jogo pois o horário não me permitiu, mas realmente me assombra a disposição desse time. Torço para vê-los em ação em 2010!

Abs

Anônimo disse...

Não vi nenhum jogo, confesso.