sábado, 16 de fevereiro de 2008

Um Valdívia eficaz


Neste sábado, contra o Juventus, o Palmeiras fez sua nona partida na temporada. A vitória, construída através de um sonoro 4-0, contou com importante participação de Valdívia. Contudo, foi apenas o primeiro jogo em que o chileno contribuiu diretamente para os gols anotados pelo time de Vanderlei Luxemburgo na temporada.

Que Valdívia é um grande jogador, habilidoso, cheio de talento e irreverência, ninguém pretende discutir. Mas, vale questionar qual sua real importância para o que constrói o Palmeiras desde 2007, quando tinha Caio Júnior no banco de reservas. No último ano, o Mago anotou oito assistências - quatro no Paulista, quatro no Brasileiro. Às redes, ele foi em dez oportunidades, sendo sete no torneio nacional. Os números, somados, significam que o chileno participou de 19% dos gols palmeirenses na última temporada. Não é tanto assim.

Uma das grandes missões de Vanderlei Luxemburgo é fazer Valdívia contribuir mais para os gols da equipe. Dribles, provocações e arrancadas desenfreadas, são importantes, mas não vencem partidas por si só. Luxa já falou em deixar o chileno mais próximo do gol adversário e, contra o Juventus, o camisa dez, atuando ao lado de Diego Souza em um 3-4-2-1, brilhou com um gol e duas assistências. Quem sabe o jogo em Ribeirão Preto, além de três pontos, não tenha deixado algumas lições.

Nenhum comentário: