sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Jogo a jogo e seleção da rodada - 18


SELEÇÃO DA RODADA

Fábio (Cruzeiro)
Thiaguinho (Botafogo)
Gladstone (Palmeiras)
Leandro Almeida (Atlético-MG)
Juan (Flamengo)
Sandro Silva (Palmeiras)
Túlio (Botafogo)
Petkovic (Atlético-MG)
Valdívia (Palmeiras)
Washington (Fluminense)
Iarley (Goiás)

PALMEIRAS 3 x 0 VITÓRIA

Luxemburgo fez aquelas de suas boas mexidas. Deixou Valdívia solto, como segundo atacante, e recuou Evandro para ditar o jogo. O Vitória fez um grande jogo, mais uma vez, mas o Palmeiras deixou claro que mandava dentro do Parque Antártica. Lá, venceu oito de nove partidas feitas. Dessa vez, com Sandro Silva novamente jogando muito e a defesa mostrando melhoras em relação ao que havia feito, por exemplo, no clássico contra o São Paulo. Definitivamente, Vanderlei Luxemburgo e o Palmeiras entram na briga por título.

FIGUEIRENSE 1 x 2 BOTAFOGO

Fora de casa, Ney Franco não foi medroso e soltou o Botafogo para pressionar o inconstante Figueirense. E foi com Túlio, mais uma vez, que a vitória se construiu, em jogada de Jorge Henrique. No segundo tempo, já sem um jogador, foi a vez de Diguinho dar belo passe a Thiaguinho, que também ratificou sua grande fase. A diferença para o G-4, hoje, é de apenas dois pontos. E Ney já vê seu time seis posições acima em relação ao que assumiu.

CRUZEIRO 2 x 0 INTERNACIONAL

O Internacional é a equipe vaga-lume do Campeonato Brasileiro. Era natural perder no Mineirão, mas desperdiçar tantas chances de gol não é aceitável, ainda que se dê, claro, méritos para Fábio. Com seus desfalques, o Cruzeiro não cai de produção, voltou a vencer um adversário forte e somou o quarto êxito consecutivo. Hoje, só a Raposa pode tirar do Grêmio o mérito de campeão do primeiro turno. Jadílson e Guilherme foram outros pontos positivos dos cruzeirenses.

FLUMINENSE 3 x 1 SÃO PAULO

Faz algumas rodadas que Renato Gaúcho não conseguia montar bem uma equipe no Brasileiro. Com Tartá e Conca nas meias, Washington e Somália no ataque, e mais uma defesa quase completa, o Flu também foi determinado a vencer o São Paulo mais uma vez na temporada. Muricy Ramalho prendeu muito os meias, soltou pouco o time, e os são-paulinos fizeram um jogo crítico no Maracanã. Daqueles que nos faz pensar que não poderá brigar pelo tricampeonato. Éder foi um tormento para os visitantes, e por ali o Fluminense fez a festa, com três gols de Washington.

SANTOS 2 x 3 ATLÉTICO-MG

O primeiro tempo do Santos na Vila Belmiro foi fulminante. Maikon Leite fazia a festa em cima de César Prates pela ponta-direita e criou, pelo menos, cinco ocasiões nítidas de gol. A pontaria dos anfitriões, porém, estava péssima, e o Galo não se intimidou. Marcelo Oliveira reorganizou a marcação, prendeu Serginho como auxiliar no setor esquerdo da defesa e deu a bola a Petkovic.

Líder absoluto em assistências na Série A, o sérvio acrescentou dois números em sua galeria, chegando em oito passes perfeitos para gol. O garoto Raphael Aguiar saiu do banco e, no lugar do veterano Marques, pôs terror em mais uma noite da Vila Belmiro. Foi a segunda vitória de virada seguida do Atlético, que também determinou a demissão de Cuca - que, com o Botafogo, fez Geninho tomar a mesma atitude na Cidade do Galo.

Cuca sai do Peixe com só três vitórias em 14 jogos e deixa a equipe na mesma posição que recebeu - 18º. Na gangorra constante da competição, o Atlético está sete posições acima, um ponto atrás do Inter, e recebe o Grêmio no jogo que encerra o turno.

VASCO 0 x 2 CORITIBA

Outro jogo fora de casa, outro adversário em crise - e outra vitória por dois gols de diferença. O Coritiba levará seis pontos para o Couto Pereira após dois jogos longe de seus domínios. A mudança tática, a ser esclarecida em um post que vai ao ar amanhã, fez o Coxa ainda mais forte. E o time que só vencia em casa, agora, é perigo longe do Paraná. Keirrison segue em alta, se aproxima dos principais artilheiros e conta, ainda, com uma série de bons companheiros na interessante equipe do Coxa. O Vasco, novamente bagunçado e pouco afim de jogo, deposita suas chances de salvação em Tita, há tanto tempo longe da prancheta. Está a um ponto da degola.

GRÊMIO 1 x 0 IPATINGA

O Ipatinga fez um jogo razoável no Olímpico, mas não tem sido fácil superar Victor, que escapou ileso de nove dos 18 jogos já realizados no Brasileirão. O goleiro foi bem quando acionado, e Perea, na frente, mostrou que também é confiável. O Grêmio só melhora e Roth não pára de ganhar opções. Thiego e Felipe Mattioni são ótimas alternativas vindas da base, assim como Reinaldo, Souza e Orteman podem acrescentar vindo do banco. Já se cogita poupar titulares, no Mineirão, contra o Galo. E o sempre patético Wilson Souza de Mendonça, mais uma vez acionado, mais uma vez falhou.

GOIÁS 2 x 1 FLAMENGO

A onda de azar não pára de rondar a Gávea. Vandinho, esperança do ataque, deixou o gramado aos 7min do primeiro tempo. Veio Maxi, com quem o Flamengo conseguiu realizar boa partida no Serra Dourada, também em parte pela atuação inspirada de Juan. O Goiás de Hélio dos Anjos, porém, está cada vez mais arrumado, com Iarley e Romerito chamando a responsabilidade e tirando o clube de longe do rebaixamento - hoje, já são cinco pontos de distância. O Fla não pára de despencar e já é sétimo.

ATLÉTICO-PR 2 x 0 NÁUTICO

Foi apenas a segunda vitória do Furacão em nove jogos, mas já é um alento. Importante, ainda, em se tratar de um concorrente contra o rebaixamento. Anderson Aquino e Ferreira precisam jogar juntos e o interino Cleocir Santos, mesmo sem mexer tanto no time, conseguiu vencer. Também em queda livre vem o Náutico, que não vence desde o dia 9 de julho. Fora de casa, a situação é ainda pior: desde 18 de maio sem somar três pontos. Jogadores importantes como Felipe e Geraldo sumiram, enquanto Wellington está indo embora. Pintado deixou os Aflitos com cinco derrotas e um empate em seis jogos. Para piorar, Galatto esteve novamente inspirado na Arena da Baixada.

SPORT 2 x 0 PORTUGUESA

Julho havia sido o mês do Sport, que continua firme em agosto. São seis vitórias em dez jogos no período e, aos poucos, Nelsinho Baptista vai modificando a equipe que venceu a Copa do Brasil. Moacir conquistou espaço entre os volantes e Roger, antes apenas opção, virou titular absoluto no ataque e voltou a marcar. Francisco Alex, como meia-esquerda, também foi bem e deu assistência. A Lusa, na volta à Ilha do Retiro após 2006, foi mais cautelosa, mas voltou a perder longe do Canindé. Somar os pontos apenas dentro de casa não deve ser suficiente para a equipe de Espinosa.

2 comentários:

Alexandre Anibal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Anibal disse...

Daí Dass, beleza?

Quando vc vai subir a análise do Coritiba? Tou curioso pra ver...

Abraço!