segunda-feira, 1 de março de 2010

O exército de Neymar*


Fala Neymar: "Ele (Chicão) me xingou e falou que ia começar a bater de verdade em mim. Eu falei: 'vem, quero ver você me achar'". A afirmação do jovem talento santista, logo após o fim do clássico contra o Corinthians, ilustra bem o desempenho ofensivo do Santos, também favorecido pelos problemas defensivos da equipe corintiana, até então a mais eficiente do Campeonato Paulista nesse quesito.

De acordo com dados do Footstats, Neymar foi destaque do clássico em alguns fundamentos. Entre os santistas, o atacante foi quem mais driblou (três), finalizou (três) e recebeu faltas (cinco), além de ser o terceiro com mais tempo de posse de bola (1min24s). Apesar de perder um pênalti, defendido por Felipe, fez um gol e ofereceu uma assistência precisa a André.

Grande parceiro de Neymar, Paulo Henrique Ganso também teve exibição marcante na Vila Belmiro. Deu 49 passes, sendo 44 corretos, e assim foi o jogador mais acionado na partida - também recebeu quatro faltas. Se mostrou fundamental também na marcação e, com quatro desarmes, foi o segundo maior ladrão de bolas do clássico.

Em meio a reclamações pelo excesso de faltas marcadas pelo árbitro José Henrique de Carvalho, o Corinthians teve dificuldades na marcação. Dos 10 jogos disputados pelo Campeonato Paulista, o contra o Santos foi o segundo em que a equipe de Mano Menezes conseguiu desarmar menos (17) e a que cometeu mais faltas (22).

Principais marcadores da equipe, Alessandro e Ralf foram sacados no intervalo sem conseguir nenhum desarme. O retrato do desempenho do lateral direito corintiano é o gol de Neymar, que recebe na grande área, gira e bate sem receber nenhum contato do seu principal perseguidor na jogada.

Os nomes de Alessandro e Ralf não aparecem à toa: eram os jogadores que batiam na marcação a Neymar e Paulo Henrique Ganso, respectivamente. Depois das substituições no intervalo, o Corinthians melhorou no jogo e conseguiu equilibrar mais ações, mesmo que com dois jogadores a menos a partir das expulsões de Roberto Carlos e Moacir.

* Publicado no Terra

2 comentários:

Nicolau disse...

De fato, Alessandro e Ralph jogarammuito mal. O lateral não pela primeira vez, estou esperando ele entrar no ritmo em2010. Acho que tem a ver com entrosamento entre laterais, meias e volantes. Roberto Carlos também tem rendido menos do que eu esperava. Enfim, que Mano Menezes resolva esses problemas logo...

Anônimo disse...

ESSE NEYMAR AINDA VAI DAR TRABALHO PRA MUITA ZAGA .....MENINO ABUSADO ....E LEVADO E O FUTURO GRANDE CRAQUE SOU SANTISTA DE COM MUITO COM MUITO ORGULHO ADORO ESSE JEITO MOLEQUE DESSE GAROTO....PAPO DE CRAQUE AMO VCS PARABE´NS ....BOM SE EU LIGASE PARA O NEYMAR EU PERGUNTARIA se vc fosse convocado hoje pra seleçao como vc reagiria
tchau ...mayara ,13....