quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Até quando?


Nesta terça-feira, o Cruzeiro praticamente garantiu a saída de Araújo. O atacante, de 29 anos, irá para o Al Gharafa, do Catar. Com o negócio, os cruzeirenses, assim como nos últimos anos, mexem no time bem no meio do Campeonato Brasileiro. Em 2005, havia sido Fred, principal nome da equipe, a ser negociado. Em 2006, foi a vez de Wagner, cedido para o Al-Ittihad. Agora, o negócio da hora é Araújo. Nos dois últimos anos, a perda dos jogadores foi crucial para a queda na tabela.

A saída de Araújo, ao que parece, não deve ser tão prejudicial assim, embora o ex-Goiás tenha sido figura importantíssima no clube celeste nos primeiros meses. Sem ele, Guilherme poderá jogar à frente, onde rende mais. E como rendeu no domingo!

Ainda assim, a saída de Araújo é bem preocupante. Trata-se de um jogador diferenciado para os padrões do Brasileiro 2007. E certamente fará muita falta ao jogo interessante que fazem os cruzeirenses desde que Dorival Júnior assumiu.

Confira a lista dos que já se foram. Tem gente, como Araújo, indo para o Oriente Médio, a Grécia, o Japão. Não dá pra acreditar que o futebol brasileiro não tenha mecanismos para manter essa gente boa.

Quem mais perdeu? Flamengo e Goiás perdem muito sem Renato e Welliton. No Palmeiras, o meia Michael tinha tudo para ser um grande jogador do futebol brasileiro. Para o Santos então, mesmo que previsíveis, as saídas de Zé Roberto e Cléber Santana foram devastadoras. Diego, do Galo, era um dos três melhores goleiros do Campeonato. E por aí vai...

Pato e Josiel, ao que parece, serão os próximos. E eu pergunto, até quando senhores?

Lista de quem se foi:

América: ninguém
Náutico: ninguém
Sport: Fumagalli, Gabriel e Vitor Hugo
Goiás: Welliton

São Paulo: Ilsinho e Lenílson
Corinthians: Tamandaré, Marcelo Mattos e Pedro Silva
Palmeiras: Michael
Santos: Zé Roberto e Cléber Santana

Flamengo: Renato
Fluminense: Carlos Alberto e Lenny
Botafogo: Juca
Vasco: Abedi e André Dias

Cruzeiro: Luizão, Araújo, Rômulo e Gladstone
Atlético-Mg: Diego

Grêmio: Lucas, Cássio, Jucemar, Schiavi e Lúcio
Internacional: Vargas, Ediglê e Mossoró
Juventude: ninguém
Atlético-Pr: Dênis Marques
Paraná: ninguém
Figueirense: Vítor Simões

9 comentários:

André Augusto disse...

Clubes falidos, má organização...
Infelizmente, essa novela vai se repetir pot mto tempo...

Grande levantamento!
Abraço!

André Rocha disse...

Vai começar outro campeonato, como previsto...

E nesse o favorito é o São Paulo, sem dúvida! Com Bota e Grêmio um pouco atrás...

Anônimo disse...

Olha Dassler, o Araújo é bem habilidoso e tal, mas o certo é que no Cruzeiro, ele não deu certo.

Foi artilheiro do Campeonato Mineiro, mas, quando mais o clube precisou dele, q foi na decisão com o Atlético, ele se "escondeu". Acabou o estigma de jogador q só marca gol em time pequeno...

Sem contar que a saída dele abre espaço pro Guilherme, que sempre corresponde. Caso o Araújo ficasse, o Dorival Junior ia seguir escalando o Guilherme no meio, onde ele rende bem menos do que no ataque.

Diferente dos anos anteriores, não critico os Perrellas pelas vendas. Só espero que, agora, pensem em contratar, sobretudo um zagueiro e um lateral direito...

Em minas falam sobre uma possível "contratação bombástica" pelo Cruzeiro... Só acredito VENDO!


abraço!

Anônimo disse...

Desde já não adquiro produtos relacionados à jogadores brasileiros que atuem na ladra Europa.

Leandro Silva disse...

Cara, muito bom texto e tema a ser debatido. Isso entristece.
O Náutico perdeu o zagueiro Alysson (ex-Bahia) para um time turco.
Tamandaré foi pra onde? foi um favor ao Corinthians. E Jucemar do Grêmio? foi pra onde? Abraços

Gerson Sicca disse...

Dassler, acho q tem q diferenciar o jogador q está abaixo do nível exigido pelo futebol brasileiro daquele que vai porque está se destacando.
O Jucemar, por exemplo, foi mal no Grêmio e por isso não reconquistou espaço no Brasil. O problema não é apenas a saída dos jogadores. Isso até que é bom, pois temos muita gente q não teria onde jogar aqui. O problema é que não conseguimos segurar nossos talentos por tempo razoável. Só o Santos teve o mérito de conseguir isso nos últimos anos, e presenteou o Brasil com o Robinho nos nossos gramados.

Braitner Moreira disse...

No caso específico de Araújo, acho que foi bom pro Cruzeiro. O atacante tinha pouco mais de um ano de contrato, recebia o maior salário do elenco, e, como o Rafael disse, definitivamente não foi bem no Cruzeiro.

Ouvir os jogos na Itatiaia com o Alberto Rodrigues era legal: "com a bola Araújo", "ainda Araújo", "na linha de fundo Araújo", "tenta Araújo", "perde DE NOVO Araújo! Pelo amor de Deus, meu filho!"

O Cruzeiro agora finalmente se livra dessa praga de "ter de escalar" um quarteto com o dito cujo, Roni, Guilherme e Wagner. Só os três na frente, com o apoio das ótimas subidas do Fernandinho, garantem o poder de fogo necessário. E que Dorival tasque três volantes nessa meiúca pra segurar o jogo, que ninguém merece esse tanto de buraco.

Abraço!

Jefferson Nogueira disse...

O QUE ME PREOCUPA, NÃO É NEM O ATÉ QUANDO E, SIM, A FALTA DE QUALIDADE QUE APARECEM OS NOVOS JOGADORES...ABRAÇO

Anônimo disse...

Isto tudo devido a má organizacao dos clubes, até mesmo da CBF, e o que eu gostaria de saber, muito destes jogadores, sao de meia-boca, e ate eles conseguem ir para a europa? quem esta errado, os clubes brasileiros que vêem uma proposta por um jogador que na verdade sabe que o futuro não é promissor, ou os clubes europeus que acha que se é brasileiro, contrata logo?, mas nao vem ao caso, acho que sempre sera assim e tende a piorar.