domingo, 12 de agosto de 2007

Previews Europa #2 - "Bundesliga"


A edição 2007/08 da Bundesliga se inicia neste fim de semana e dá, ao Bayern de Munique, seu favoritismo máximo. Ainda que tenham decepcionado e muito na última temporada, onde terminaram em quarto lugar, os bávaros foram às compras com muita audácia e, sem o foco da Liga dos Campeões – ao contrário de Schalke 04, Stuttgart e Werder Bremen, têm tudo para comandar a tabela.

Resumo da Premier League no próximo post.
Confira um pouco mais sobre os 18 clubes da primeira divisão alemã:

Stuttgart - ****
Principais reforços:Ewerthon, Marica, Basturk, Gledson e Schäfer (11 milhões de euros)
Maior destaque: Roberto Hilbert

Conciliar os compromissos domésticos com a árdua Liga dos Campeões é uma missão que costuma derrubar equipes com plantel limitado. Pensando nisso, e com limitados recursos, o Stuttgart foi ao mercado com eficiência e trouxe bons nomes – como Ewerthon e Basturk – para dar mais opções a Armin Veh.

Dentre os titulares campeões na última temporada, apenas o goleiro Hildebrand, que já tinha a saída prevista, não ficou. A vinda de Raphael Schäfer parece o suficiente para manter a homogeniedade no qualificado onze titular dos schwaben.

Schalke 04 - ****
Principais reforços: Rakitic e Westermann (5,8 milhões de euros)
Maior destaque: Kevin Kuranyi

Os sinais iniciais do Schalke para a edição que se inicia da Bundesliga mostram que, provavelmente, superar o segundo lugar da tabela não é uma grande pretensão. Além do croata Rakitic, não houve qualquer contratação interessante e ainda deve ser sentida a saída de Lincoln – decadente, mas ainda muito importante.

O plantel dos azuis reais é razoavelmente bom para os padrões da Bundesliga e há, inclusive, a possibilidade de jovens jogadores - como Neuer, Rafinha, Pander e Özil - se desenvolverem. Contudo, não parece ser o bastante para superar o que a equipe fez nas temporadas recentes e superar a traumática perda do título há poucos meses atrás.

Werder Bremen - ****
Principais reforços: Carlos Alberto e Sanogo (17 milhões de euros)
Maior destaque: Diego

A principal contratação do Werder Bremen para a atual temporada, o meia Carlos Alberto, não passa de uma aposta arriscada. Aliás, o próprio clube, de tantos altos e baixos e regular instabilidade, não tem superado o estigma de, ele mesmo, ser uma grande aposta. Nada menos que o título, na última temporada, poderia ser encarado como sucesso. Dessa forma, o terceiro lugar na tabela foi um fracasso.

O meio-campo atual de Thomas Schaff é, desde já, o principal setor da equipe. Frings, um dos volantes mais respeitados no cenário europeu, teve sua presença assegurada e compõe com Diego o respaldo técnico do setor onde Borowski, Fritz, Baumann e Andreasen ainda têm muito a oferecer. Na frente, sem Klose, negociado, nomes como Hugo Almeida, Klasnic, Sanogo e Hunt despontam – em igualdade - como postulantes ao título de matador.

Bayern Munique - *****
Principais reforços: Ribéry, Luca Toni, Klose, Schlaudraff, Sosa, Zé Roberto, Hamit Altintop, Jansen (70 milhões de euros)
Maior destaque: Franck Ribéry

A imbatível, a nível europeu, soma de 70 milhões de euros gastos com reforços no Bayern dá a dimensão das ambições do clube para a atual temporada. A quantia dos últimos três anos, somada, não atinge os valores atuais. O dinheiro, aliás, foi muito bem gasto. O clube apostou em jovens de valor – como Schlaudraff, Sosa e Jansen, em craques renomados – como Ribéry, Klose e Toni, e enriqueceu o elenco – como com Altintop e Zé Roberto.

Ainda que esteja na disputa da Copa da Uefa, e possa conciliar e ganhar as duas competições, o Bayern tem foco total no cenário doméstico. Com Otthar Hitzfeld mantido, em muito pela ambição do clube, os bávaros podem e devem encontrar em seu plantel, soluções táticas e técnicas, para ter um temporada marcante em termos de renascimento.

Borussia Dortmund - ***
Principais reforços: Petric, R.Kovac, Klimovicz e Kuba (8 milhões de euros)
Maior destaque: Ebi Smolarek

Com basicamente o mesmo plantel da última temporada, o Dortmund tem com Thomas Doll, de traumático fim de trabalho no Hamburgo, a possibilidade de iniciar uma reconstrução com nomes interessantes como Tinga, Weidenfeller, Dede e Smolarek. Uma vaga na Copa da Uefa seria uma vitória gigantesca para o clube.

Bayer Leverkusen - ***
Principais reforços: Gekas, Faty, Gresko, Manuel Friedrich e Sinkiewicz (15 milhões de euros)
Maior destaque: Theofanis Gekas

O tamanho do esforço na janela de contratações – especialmente para trazer Gekas e Friedrich, e manter Vidal em definitivo – faz do plantel do Leverkusen, surpreendentemente sem brasileiros, bastante forte para a atual temporada. A equipe, entretanto, não passa a sensação de ser capaz de superar o quinto lugar de 2006/07, ainda que tenha notáveis como Kiessling, Schneider e Barnetta.

Hamburgo - ***
Principais reforços: Zidan e Castelen (8,3 milhões de euros)
Maior destaque: Rafael van der Vaart

Principal decepção alemã na última temporada, o Hamburgo tem uma nova vida e se, pegarmos o que essa equipe fez há dois anos atrás, pode se imaginar uma eventual briga na parte de cima na tabela. O elenco é qualificado, experiente, e não deve se ressentir da saída de Sanogo, a única considerável. Van der Vaart será essencial para definir o rumo do HSV, mas é preciso jogar muito mais do que nos últimos meses.

Nürnberg - ***
Principais reforços: Charisteas, Pinola e Blazek (4,2 milhões de euros)
Maior destaque: Jaouhar Mnari

Quando uma equipe pequena supera seus objetivos iniciais, normalmente, ela ganha a simpatia do público. O Nürnberg, sexto lugar na última Bundesliga e campeão da Copa da Alemanha, foi a principal surpresa na temporada passada e segue com as mesmas credenciais – ainda que Mnari e Galásek estejam mais velhos – para repetir o feito.

Hertha Berlin - ***
Principais reforços: Lúcio e Lustenberger (4,1 milhões de euros)
Maior destaque: Marko Pantelic

Quando se olha rapidamente para o plantel do Hertha, é bem possível que, ao lado de Pantelic, chame a atenção a boa trinca brasileira Gilberto-Mineiro-Lúcio, este recém-contratado junto ao Grêmio. Há ainda bons jovens valores no time, onde Arne Friedrich é sempre referência, mas as saídas de Basturk e Boateng não foram bem repostas.

Bochum - **
Principais reforços: Anthar Yahia, Stanislav Sestak e Pfertzel (3,3 milhões de euros)
Maior destaque: Joël Epalle

Hannover 96 - **
Principais reforços: Hanke e Lauth (7,1 milhões de euros)
Maior destaque: Mike Hanke

Arminia Bielefeld - **
Principais reforços: Andre Mijatovic e Langkamp (1 milhão de euros)
Maior destaque: Jonas Kamper

Energie Cottbus - **
Principais reforços: Ipsa e Sörensen (2,4 milhões de euros)
Maior destaque: Christian Bassila

Wolfsburg - **
Principais reforços: Ricardo Costa, Munteanu, Radu, Dzeko e Laas (14,8 milhões de euros)
Maior destaque: Marcelinho Paraíba

Eintracht Frankfurt - *
Principais reforços: Inamoto e Mahdavikia (nada)
Maior destaque: Ioannis Amanatidis

Karlsruher - *
Principais reforços: Görlitz e Iashvili (450 mil euros)
Maior destaque: Markus Miller

Duisburg - *
Principais reforços: Ishiaku e Meyer (1,3 milhão de euros)
Maior destaque: Klemen Lavric

Hansa Rostock - *
Principais reforços: Menga, Orestes, Wächter e Pearce (500 mil euros)
Maior destaque: Stefan Beinlich

6 comentários:

Luiz Fernando Bindi disse...

E as Zebras Azuis de Duisburg estão esmagando o Borussia. Força aos times pequenos!!!

Lucas Meneses disse...

Bom resumo Dassler!

A goleada do Bayern mostra o que eu venho pensando a algum tempo: vai ser moleza.

Como você disse, o Bayern tem condições de levar a Copa da Uefa e o Campeonato Alemão, mas ao que tudo indica, a casa será privilegiada, e com isso, fica fácil fácil a conquista de mais um campeonato.

E pra quem ainda achou que a dupla Klose e Toni não poderia dar certo, o 3 a 0 provou que dará...
__________

Stuttgart e Schalke 04, apesar de não terem apresentado grandes nomes/grandes gastos, contrataram bem, mantiveram a base, e lutarão junto com o duvidoso Werder Bremem pela 2ª posição...

E o Hamburgo... quem sabe o "azar" tenha ido embora e nessa temporada o time mostre alguma coisa de concreto... acorda Van der Vaart!!!
:D
____________

Abraços!

Arthur Virgílio disse...

O Borussia Dortumond estreou perdendo em casa para um time médio alemão. Em pensar, que a equipe de Tinga e Dedê já foi campeão do mundo. Werder Bremen e principalmente o Bayer de Munich, que investiu muito, são os favoritos.

Maurício disse...

Sensacionalmente sensacional!

Bayern fatura o prato sem problemas. O Stuttgart deve ficar em segundo e Schalke e Werder brigam pela última vaga para a UCL - com vantagem para os azuis reais, a meu ver. O encanto do Werder acabou com a saída de Klose e a chegada de C. Alberto.

Abraço poio!

Anônimo disse...

Parabéns pelo posta Dassler. Acompanho o seu trabalho através do Papo de Bola - onde também escrevo. Parabéns pela coluna na Trivela.com. Um abraço. Lourival José.

PS: Podemos ser parceiros? Já adicionei o seu blog.

André Augusto disse...

O Bayern arrebentou nas contratações para compensar o fracasso da última temporada. É o grande favorito, com Sttutgart e Schalke podendo surpreender. O Werder não anda bem das pernas desde a perda do título quase certo do ano passado.
Parabéns pela análise!