segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Já é a hora de Neymar?


Em fevereiro, Neymar completa 17 anos e, possivelmente, já estará treinando com os profissionais do Santos. Márcio Fernandes, que pôs o menino com 15 para jogar a Copa São Paulo - como reserva - diz que é preciso queimar etapas com quem há alguns anos é tratado de maneira especial. De fato, o tratamento que o garoto recebe é diferente: jogando contra meninos de até dois anos mais, foi cobrado como se tivesse que resolver a favor do Santos.

Embora seja tecnicamente muito bom, Neymar suscita dúvidas quanto às suas capacidades físicas. Segundo o site oficial do Santos, tem 1,74 m e apenas 54 kg. Para se ter uma idéia dos oponentes que deve ter pela frente, basta olhar os mesmos números do recém-contratado André Astorga, que mede 1,90 m e pesa 86 kg.

Em um momento parecido, embora a fase do clube fosse mais delicada, Lulinha foi jogado aos leões e até hoje não vingou. Muito disso se deve à falta de preparo físico e psicológico de quem, com a mesma idade, brilhou em Copa São Paulo e Sul-Americano Sub-17.

A ansiedade por aproveitar Neymar, que ganha cerca de R$ 25 mil mensais na Vila Belmiro, é muito grande. Mas hoje é melhorar esperar que ele se desenvolva mais, faça um bom Sul-Americano e um bom Mundial Sub-17, e depois, pronto, chegue aos profissionais para causar impacto.

5 comentários:

Guilherme Gomes disse...

Se é realmente diferenciado como todos afirmam (e parece que realmente é) em seu talento, tomar cuidado com a parte psicológica é necessário. E considerando que outros meninos subiram para o time principal e não renderam o esperado, queimar algumas etapas com Neymar não parece ser o melhor a fazer.

André Augusto disse...

É fato que ele precisa ser preparado psicologicamente. Talvez ainda não seja hora dele, eu esperaria mais um ano, pelo menos...

Gustavo Vargas disse...

O ano do Neymar no profi é 2010, não adianta queimar etapas.

Abraço,
Gustavo Vargas

Leonardo Machado disse...

Não, não é a hora.

Ele precisa ganhar massa, é muito franzino, talvez seja o ano para ele ter um intercâmbio maior com os profissionais, mantendo-se entre esses nos treinos, seguindo a rotina desses entre outros, mas pra jogar mesmo, só pra metade de 2010

Anônimo disse...

Ótimo jogador, técnica refinada... Mas queimou boa parte das etapas da formação de um jogador de futebol e, se subir agora para o profissional, vai penar!

O Santos não precisa disso. A chance de queimar um garoto extremamente promissor é enorme!