quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os cinco mandamentos de Leão


A chegada de Emerson Leão é normalmente vista como para apagar incêndios. Mauro Cezar Pereira, da Espn, diz que o treinador é um analgésico, que tira a dor, mas de efeito curto. E sua chegada a um clube grande normalmente traz atitudes muito parecidas. Veja!

1-) Arrumarás um clube desorganizado

No Corinthians, Leão chegou para “limpar” os vestígios da MSI. No Santos, os de Luxemburgo. Agora, no Atlético, Alexandre Kalil diz que precisa do treinador, pois ele “cuida de tudo” no clube.

2-) Indicarás jogadores com quem tivestes algum sucesso

Danilo, Diego Tardelli, Grafite, Elano...o repertório de indicações de Emerson Leão é geralmente limitado. No Atlético, prova isso novamente, sugerindo Tardelli – que já quisera levar ao Santos e ao São Caetano. Danilo é outro sempre indicado por Leão e só não fechou com o Galo por ter renovado no Japão. Jorginho Cantinflas, nos anos 90, ficou famoso por seguir o treinador onde quer que ele fosse. Para o Santos, levou Betão e Marcinho Guerreiro.

3-) Enquadrarás o astro do elenco

No Corinthians, chegou batendo em Tevez: “não entendo o que ele fala, não pode ser capitão da equipe”, disse. Recentemente, no Santos, quis trocar Maldonado, amigo pessoal de Luxemburgo, por três jogadores atleticanos. Agora, no Atlético: Petkovic? Não, obrigado.

4-) Promoverás algum menino desconhecido das categorias de base

Leão gosta de mexer com o psicológico dos atletas e quer sempre todos motivados. Por isso, “oportuniza” quem menos espera: foi assim com Wesley, Filipi e Anderson Salles, no Santos, com Fágner eWilson no Corinthians. No Atlético, que parecia impossível subir alguém, pois todos os possíveis e impossíveis foram promovidos em 2008, Leão encontrou um zagueiro da base para o elenco principal.

5-) Limparás o clube

A passagem de Leão pelo São Paulo fez com que funcionários de muitos anos, de diferentes áreas, fossem demitidos. O clube diz que aprendeu e, por isso, não permite mais que seus treinadores venham com toda uma comissão técnica. Não foi a primeira vez: no Corinthians, Leão dispensou os serviços do fisiologista Renato Lotuffo, por exemplo, e situação parecida ocorreu também no Palmeiras e no Santos.

3 comentários:

Greg Reis disse...

Você falou do Jorginho Cantiflas, mas não esqueça também de Hernanes, que jogou com Leão no Atlético e no Grêmio, e Almir, que jogou no Inter e no Sport.
Sem falar que até na Seleção ele fez esse tipo de coisa, convocando os "lendaários" Leomar e Russo.

Fernando BH disse...

Há outra característica: o mercado dele no Brasil está ficando pequeno. O Atlético-MG talvez seja o único clube em que ainda é respeitado por torcida e cartolas - por ter salvado o clube de um rebaixamento, além daquela heroica Conmebol. A não ser que Leão, para evitar um futuro ocioso, mude de ideia e passe a aceitar convites de clubes cariocas...

Anônimo disse...

Poderia ter o sexto:
6º Empregarás algum parente seu.
Como fez em vários clubes, levando o seu sobrinho Felipe Leão para ser praparador físico das equipes.
Eu acho que o Leão talves seja o único treinador de hoje em dia que consegue ser "odiado" por todos os clubes por onde passa, tanto pela torcida quanto pelo seus comandados.