segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A estranha história das vendas de Cristian e André Santos


O Corinthians de Andrés Sanchez faz negócios mirabolantes, para o bem e para o mal, como a estranha venda dos direitos de Jô ao agente Giuliano Bertolucci, ligado a Kia. A última história mal explicada foram as negociaçòes de André Santos e Cristian ao Fenerbahçe.

Ambos têm a mesma idade e só André jogou na seleção brasileira. Quem vale mais? O lateral, né? Não, errou. A venda casada aos turcos rendeu 12 milhões de euros, dos quais o Corinthians alega serem 7 milhões referentes a Cristian e outros 5 a André Santos.

Acontece que 66% dos direitos de Cristian pertenciam ao Corinthians, que comprou os 33% do Atlético-PR pouco tempo antes de vendê-lo aos turcos - a terça parte era do Flamengo. Já André Santos era fatiado com o Grupo Sonda (22%) e a Turbo Sports (50%), restando os corintianos uma parcela de 27% sobre seus direitos.

A acusação da Turbo Sports é de que o Corinthians inverteu o preço dos jogadores para repassar menos dinheiro aos donos de André Santos. Pior: o investidor acionou os corintianos na Justiça, porque não recebeu um parte da venda ao Fenerbahçe, mostrou na última semana a Folha de S. Paulo. O cheque de Andrés Sanchez foi devolvido pelo banco, que alegou assinaturas conflitantes.

Segundo o blog apurou, o Grupo Sonda recebeu sua quantia de forma integral - havia comprado direitos de André, Dentinho e Renato, em 2008, para ajudar os cofres corintianos. Por gente mais experiente que lida com fundos de investimentos, a Turbo Sports foi inocente no contrato de parceria feito com André Santos.

A negociação dos dois jogadores foi intermediada por Carlos Leite, que levou mais de R$ 1 milhão limpos pelas transferências.

Nenhum comentário: