quarta-feira, 21 de abril de 2010

O fracasso de Luiz Alberto e os brasileiros na história do Boca Juniors


Soou como inacreditável o Boca Juniors contratar Luiz Alberto no início do ano. Descartado no Fluminense, não teve mercado entre os grandes clubes brasileiros, mesmo no fervente mês de janeiro. Na verdade, também mostrou o momento de desespero e crise técnica e institucional dos Xeneizes.

Mesmo vencendo o River e convencendo contra o Estudiantes, aos poucos Luiz Alberto mostrou sua insegurança. Foi dispensado definitivamente nesta terça e já surgiu o boato inacreditável de um possível retorno ao Santos - verdade seja dita, onde foi muito bem. Parece do tipo que se solta para pipocar algum interessado.

A presença de um personagem controvertido como Luiz Alberto dificilmente poderia ser positiva para um ambiente tão complicado quanto o do Boca Juniors atual. Em crise financeira, o clube vê Palermo não se dar com Riquelme, Riquelme não se dar bem com La 12, a torcida organizada.

Na história do Boca, Luiz Alberto foi o 25º brasileiro a atuar, segundo a Revista El Gráfico. Definitivamente, entrou para o rol de micos como Baiano e Jorginho Paulista. Os grandes nomes são Domingos da Guia, Paulinho Valentim, ídolo também do Botafogo (fez 67 gols, incluindo 10 no River Plate, em 109 jogos) e Orlando Peçanha. Campeão do mundo em 1958, foi três vezes vencedor na Argentina, mas por atuar no exterior perdeu a chance de defender o bi no Chile, motivo de lamento do elegante quarto-zagueiro até o fim de seus dias.

Os brasileiros do Boca em ordem cronológica:

Martín Silveyra
Moisés
Bibí
Domingo da Guia
Heleno de Freitas
Amalfi Yesso
Paulinho Valentim
Orlando Peçanha
Dino Sani
Edson Dos Santos
Maurinho
Almir Pernambuquinho
Walter Da Silva
Del Vecchio
Ayres Moraes Albuquerque
Eduardo Texeira Lima
Heraldo Bezerra
Rodrigues Neto
Gaúcho
Charles
Jorginho Paulista
Edilio Cardoso
Iarley
Baiano
Luiz Alberto

Nenhum comentário: