quarta-feira, 14 de abril de 2010

Com quem estão os cartolas que iam renovar o futebol brasileiro


Andrés Sanchez se tornou o presidente do Corinthians cercado de muitas esperanças, cenário que se repetiu com o botafoguense Maurício Assumpção, com o vascaíno Roberto Dinamite e, mais recentemente, com o santista Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Imaginava-se gente nova, com ideias renovadas, todos atentos ao futebol e diferentes de personagens como Alberto Dualib, Eurico Miranda e Marcelo Teixeira. Todos os três, ao lado de outros cinco cartolas, votaram no candidato da CBF para o Clube dos 13.

Não se imagina aqui que Fábio Koff seja a solução para o crescimento da elite do futebol brasileiro, mas isso certamente não seria possível com Kléber Leite. Sempre atrapalhado em seu retorno ao Flamengo como vice de futebol, Leite também é um dos grandes responsáveis pela dívida bilionária de um clube que não teve, com ele, nenhuma estrutura administrativa confiável, não progrediu institucionalmente e não conseguiu se desprender da imagem amadora em tantos momentos.

Também nem é preciso dizer que o papel da CBF como entidade responsável pelo crescimento do futebol brasileiro como um todo é nulo. Muitos dos grandes clubes não possuem estádios, as categorias de base são esquecidas e não têm incentivos e nem torneios suficientes, as seleções de base são marginalizadas e o importante, sempre, é aumentar os contratos publicitários. Só.

Andrés cada vez mais se alinha aos interesses da CBF, Maurício Assumpção, como mostrou a Folha, se vendeu por um empréstimo, e Luis Alvaro simplesmente fechou com quem cedeu cotas mais volumosas para o Santos. A discussão ficou apenas nesses termos.

Como se vê, cada um olha para o próprio umbigo, não vislumbra o crescimento do futebol brasileiro como um todo e não agrega novas ideias para ampliar a receita da Série A e torná-la cada vez mais rentável. É a nova cartolagem do nosso futebol.

2 comentários:

Bruno Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Lemos disse...

Dassler, muito interessante seu blog. Já conhecia, mas ainda não tinha comentado.

Já conferi matérias suas em outros lugares e são sempre de um ponto de vista diferente, o que mostra que você é mesmo dos bons jornalistas da nova geração.

Sobre os presidentes, apenas acho que faltou mencionar Belluzzo e Patricia Amorim.

Entendi que a referência aqui é aos que votaram em Kléber Leite, mas creio que precisamos analisar sobre mais pontos de vista.

E eles, se não são espetaculares, pelo menos não caíram nessa farra.

Abraço