sábado, 14 de julho de 2007

A carta fora do baralho


O ar contestador de Vanderlei Luxemburgo durante as coletivas, ora recheado por palavrões, já não tem sido visto na Vila Belmiro. O treinador chega a transparecer um sentimento acanhado, passivo, e até mesmo desmotivado. Nesta sexta-feira, durante entrevista para a imprensa, não fez rodeios sobre o que pensa para o futuro. “Não me imagino aqui depois do contrato”, revelou Luxa, cujo vínculo se expira em dezembro, para a reportagem do Uol.

A principal razão para isso, se comenta em Santos, seriam as diferenças entre o pensamento do treinador e da direção. Vanderlei Luxemburgo, que em um ano e meio de clube trouxe mais de trinta jogadores, crê que é necessário ir ao mercado buscar reforços. Marcelo Teixeira, presidente do clube, aposta na garotada. Até porque, segundo bem apurou a Revista Trivela, as finanças santistas, antes reforçadas pela venda de uma série de jogadores para o exterior, já estão bem prejudicadas. E a receita de apostar em jovens, aliás, quase sempre se mostrou eficaz no alvinegro, embora desde a geração de Robinho não tenha surgido outro nome de muita qualidade.

“Ou o Santos entra para buscar a Libertadores e o título, ou entra para sair da zona de rebaixamento”, declarou Luxa, adepto da teoria oito ou oitenta. “Conversei com a direção sobre a necessidade de fazer alguns direcionamentos. Eles sabem o que eu quero”, completou o treinador santista. Nas entrelinhas fica fácil perceber as divergências, até mesmo por algumas escolhas estranhas feitas por Luxa.

Marcos Aurélio, de longe o principal atacante no plantel santista, havia feito um bom jogo contra o Juventude, em Caxias do Sul, onde inclusive fez um gol. No jogo seguinte, contra o São Paulo, onde todo o time não ia bem, foi sacado. Wesley, atacante franzino (1,79 m e 63 kg) e inexperiente, foi titular nas duas rodadas seguintes - derrota para o Vasco (4 a 0) e empate com o Grêmio dentro da Vila Belmiro – e não fez gol. Marcos Aurélio voltou contra o Cruzeiro, vitória santista por 4 a 1. Foi o melhor em campo. Opções como estas, não meramente técnicas aparentemente, têm feito o treinador deixar transparecer um clima interno nada amistoso.

Os erros de planejamento também têm se acentuado nas últimas semanas. A defesa, ponto forte do time em 2006, foi totalmente desfeita com as saídas mal-explicadas de Luiz Alberto, Ronaldo Guiaro e Manzur. Dentre os novos reforços (Antônio Carlos, Leonardo e Adaílton) e garotos alçados da base (Marcelo e Araújo), não houve quem desse estabilidade para o setor. A linha de ataque, claramente o ponto negativo da equipe nos últimos tempos, não recebeu um novo nome sequer no que diz respeito à “camisa nove”, provavelmente preenchida por Kleber Pereira nos próximos dias.

"Trouxemos o Kléber Pereira, o que será muito importante para nós. Mas a chegada de um atacante para o Paulistão e Libertadores foi a minha maior cobrança para a diretoria. Participamos das competições sem um atacante fixo. Poderia ser um poste ali na frente somente para termos uma referência", reclamou Luxa, segundo o Uol, apontando quem merece as críticas pela perda das duas competições.

Aparentemente sem mercado na Europa, já que boa parte das equipes grandes e médias não têm cargos vagos, o futuro do melhor treinador do Brasil é incerto. Vanderlei Luxemburgo, aliás, possivelmente havia planejado ir com Zé Roberto, se possível para o mesmo lugar. Olympiakos foi um nome comentado.

Se em suas duas outras passagens pela Vila Belmiro, foi Luxa quem rompeu, deixando a terra arrasada – especialmente em 97, o horizonte aponta um terceiro ato pela porta dos fundos, sem lamento nem atenção dos santistas.

8 comentários:

iiiiiiii disse...

Luxa tirou leite de pedra no Santos, na minha opinião.

Um time que não tinha ataque, e era um time normal, com Luxa tendo o maior mérito de levar o Santos para a Libertadores.

Na posição mais carente, ninguem chegou! Antonio Carlos e Dennis se machucaram, e ficou difícil. Tiuí que estava jogando bem saiu, Pedro que tambem estava jogando bem, saiu. Luxa ficou na mão.

Luxa tá querendo contratar, querando fazer um bom time, ambicioso como é. E com isso precisa a grana pra contratar, aí é que comeca o choque com a diretoria.

Uma pena, se Luxa sair. Sou fã dele, melhor treinador do Brasil.

Acho que ele fez de tudo, e o Santos não ajudou tanto ele, nas suas contratações.

Juliana Loreto disse...

o título veio mto bem a calhar, baralho!
huauhauhahuhua

te amoooooooooo!

Gerson Sicca disse...

No Brasil, pra ele ficar, ele vai ter q abrir mão dos quinhentos barões de salário. Não tem ninguém com dinheiro pra pagar e a bola dele não tá mais tão cheia assim.
O negócio é ir pra turquia, ásia, ou outro lugar periférico.
Ou tenta reconstruir a imagem em outro time brasileiro.
Eu aceitava ele no Inter...e dava o Gallo de graça para o Santos.
Grande abraço

André Rocha disse...

Ele seria muito bem chegado na Gávea também! Aliás, é seu time de coração, né? Pelo menos é o que ele diz...Hehehe Abração, Dassler!

Anônimo disse...

bom ele já declarou querer dirigir o spfc, vai q ele fura o olho de muricy..

André Augusto disse...

É um momento de transição no Santos. Mas Luxa não tem mta paciencia com elas...
Se não tiver um time competitivo e com bons nomes, é capaz de ele pular fora...

Unknown disse...

Para um time ter sucesso com o Luxemburgo no comando tem que gasar muito dinheiro e muitas vezes em negócios estranhos (Iraty).

Como o Santos não tem mais como gastar os tubos de dinheiro, ele vai sair, pois não tem como implementar sua "filosofia" de trabalho.

Anônimo disse...

O SANTOS ganhou c/ luxa 4 dos 6 úçtimos títulos,a CT é anos -luz mais competente que essa diretoria;é cara mas vale seu peso em ouro.AO CONTRÁRIO dos bons e baratos que o presidente quer implantar....QUALIDADE custa meu caro