terça-feira, 10 de julho de 2007

Euros e Real


Um dia após a confirmação de Bernd Schuster, o Real Madrid já tem mais dois reforços assegurados para a próxima temporada: Saviola, ex-Barça, assinou a custo zero. Custos, aliás, empregados em peso na contração de Pepe, central brasileiro que, embora tenha feito ótimas temporadas recentes pelo FC Porto, jamais foi chamado por Dunga.

Pelo zagueiro, o Real deve pagar 30 milhões de euros. Isso representa, por exemplo, mais do que foi pago pelo Barcelona por Henry ou mais que o triplo do que a Roma investiu para trazer Juan, melhor brasileiro na posição atualmente.

É verdade que Pepe tem 24 anos, quatro a menos que o neo-romanista Juan. Ainda assim, e mesmo atestando as notáveis qualidades do ex-Porto, soa no mínimo estranha a altíssima quantia paga pelo Real Madrid. Até porque, segundo se especulou, os madridistas não quiseram pagar 18 milhões por Chivu.

_____

Impressionante como o Porto tem vendido bem seus jogadores. Por Anderson, o clube arrecadou cerca de 25 milhões de euros. Lucho Gonzalez, outro bem cotado, já teve oferta na casa dos 15 milhões feita pelo Valencia. O problema é na hora de contratar: até aqui, o atual campeão português trouxe Leandro Lima, Edgar e Fernando, três dos mais fracos jogadores brasileiros no último Sul-americano Sub-20.
_____

Aliás, não é só em Portugal que os negócios estão inflacionados. Por Darren Bent, o Tottenham pagou cerca de 25 milhões de euros ao Charlton. O Manchester United, além de Anderson, adquiriu Nani (25 milhões de euros) e Hargreaves, por quase 30 milhões de euros.

Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata, rendeu mais de 10 milhões de euros ao Dínamo de Zagreb, certamente surpreso pela alta proposta dos Gunners.


Quem gastou aos tubos foi o Bayern de Munique, que entre Ribéry, Luca Toni e Miroslav Klose, investiu quase 50 milhões de euros.

O investimento por Fernando Torres, mais de 30 milhões de euros, também foi bem dimensionado em Liverpool. El Niño, em cinco anos de Atlético de Madrid, nem mesmo disputou competições européias.

Enquanto isso, Riquelme e Tevez dão sopa por aí...

6 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o mercado europeu teve uma grande inflação, mas não só na Inglaterra, em todos os países.

Tiveram cada transferências que não deu para acreditar no valor, e não só nesse ano, nos anos anteriores também, como de Drogba, Sergio Ramos, Wright- Phillips, Carrick e Essien.

E eu vejo que o preço se eleva de acordo com o desespero de cada time contratar e não tanto pelo dinheiro que o clube possui, porque Juventus(Camoranesi, Cannavaro, Ibrahimovic, Mutu), Milan(Kaká, Pirlo, Crespo), Arsenal(Hleb, Fabregas, Reyes, Eboué), Roma(Mexes, Perrota, Mancini, Pizzaro), Barcelona(exceto este ano, Edmílson, Bronckhorst, Giuly, Eto'o), Sevilla(Kanouté, Saviola, Maresca, Daniel Alves) e PSV(Alex, Farfán, Park), conseguem ou conseguiam contratar bons jogadores com preços relativamente baratos, isso sem desespero.

Anônimo disse...

O mercado da bola está mais movimentado do que nunca,clubes gastando milhões de euros,dólares,as vezes só em um jogador,outras em um grupo de jogadores no total.
os elencos estão ficando mais fortes,contratando craques por quantias astronômicas.
o Real Madrid não está mais tão galático quanto era,mas mesmo assim com um bom time e um treinador que poucos gostavam ganhou o campeonato passado,mostrando ao Barcelona que seu time não era invencível.
Mas,nesta temporada que vai começar,o Barcelona está ficando forte,vai ter um "quarteto fantástico" com Lionel Messi,Ronaldinho Gaúcho,Thierry Henry e Samuel Eto'o.
Mas o Real também se reforçou com Javier Saviola,ex-Barcelona,Pepe,zagueiro brasileiro do Porto e o zagueiro alemão Metzelder ex-Borussia Dortmund.dois grandes times em busca de deixar uma bela rivalidade entre eles!!!
mas cuidado,ainda tem outros clubes como o Sevilla de Luis Fabiano,Renato,Kanouté e Daniel Alves,mas perderam o bom arqueiro Palop,mas também tem o Atlético de Madrid,que contratou Cléber Santana,do Santos,o artilheiro uruguaio Diego Forlan,o bom armador ex-Liverpool Luis Garcia.
os outros campeonatos também vão dar o que falar,com certeza,mas acho que um já vai ter um campeão(posso estar queimando a minha língua,mas é uma aposta minha),o Campeonato Alemão,pois o Bayern de Munique está armando um esquadrão,Ribery,Klose,Zé Roberto,Toni,Hamit Altintop,mas os outros que já estavam como Schweinsteiger,Podolski entre outros,uma belíssima equipe que o técnico Ottmar Hitzfeld vai quebrar a cabeça para montar.
Essa com certeza vai ser uma ótima temporada que vamos curtir!!!

Braitner Moreira disse...

Pepe é um zagueiro muito acima da média, acompanhei bem sua última temporada. Mas 30 milhões, pelos motivos que você mesmo citou no post, é um absurdo. Porto, Lyon e Ajax são ótimos exemplos de clubes vendedores. É incrível a valorização dos jogadores que passam por suas fileiras.

As supercotas televisivas da Inglaterra e o dinheiro que nunca falta na Espanha acabam influenciando demais nessa inflação esportiva. Na Itália, por exemplo, a contratação mais cara até agora foi a de Suazo, de doze milhões. Perto dela, só Quagliarella, Almirón e Juan, todas abaixo dos dez.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Isto me lembra o começo do século com contratações astronômicas, na Itália com Lázio e Parma, Inglaterra com Manchester, Espanha com o Real.

Será que estamos diante de uma nova bolha de contratações.

Na coluna de futebol inglês na Trivela, foi dito que já se gastou mais de 300 milhões de euros em contratações na terra da Rainha, isso faltando mais de um mês pro fechamento do mercado. Esse valor é superior ao gasto durante toda a pré-temporada passada.

Os preços estão inflacionados mesmo e, na Inglaterra, muito se deve ao novo contrato de transmissão dos jogos que vai render milhões de libras a mais pros clubes.

Abraço Dassler. ;]

Unknown disse...

Sobre o comentário do Braitner, a contratação mais cara na Itália não foi do Tiago, ex-Lyon?