domingo, 1 de julho de 2007

O pior técnico do mundo


Tudo bem, o título do post é sensacionalista. Afinal, bondes como Sebastião Lazaroni e Paulo César Gusmão sentirão inveja. Mas as escolhas de Nélson Rodrigues, técnico da seleção sub-20, lhe fazem batalhar pelo topo do ranking. Desde o sul-americano, a moçada brasileira mostra um futebol engessado onde a ligação direta é a filosofia de jogo imperante. Naquela ocasião, início deste 2007, o título da competição foi enganosa. O treinador (?) não merece uma geração tão brilhante em mãos.

Na estréia contra os poloneses, as impressões sobre a armação do time se confirmaram. Para se ter uma idéia, no Europeu Sub-19, a Polônia sequer passou da primeira fase, mesmo sediando a competição. Ainda que tenha feito uma boa apresentação neste sábado, as fragilidades brasileiras foram agudas. E têm ligação direta com o treinador.

Marcelo, que todos diziam estar suspenso, tem bem mais futebol que o coxa-branca Carlão, que aliás naturalmente teria sido preterido por Carlinhos. Como Kléber já estava na Copa América, acabou se optando por um outro reserva. Entretanto, a maior qualidade do lateral madridista é evidente e inquestionável, ao ponto que já tenha sido titular na principal.

Os volantes, fraquíssimos, poderiam dar margem a uma formação com três meias, sendo que Roberto ficaria exclusivamente incumbido da marcação. Leandro Lima, que jogará no FC Porto com outros dois bondes de Nélson Rodrigues no sul-americano (Edgar e Fernando), não chega nem aos pés de William e Carlos Eduardo, preteridos pelo treinador na formação inicial.

A incapacidade do treinador, aliás, vem desde a convocação. Nomes como os cruzeirenses Guilherme e Ramires, jogariam fácil nesse elenco. Mas, inexplicavelmente, não foram chamados. A ausência de Lucas e as opções de Nelson Rodrigues levam a crer que a geração fabulosa de Alexandre Pato pode ficar pelo caminho rapidamente. Nunca torci tanto pra queimar a língua.

12 comentários:

Anônimo disse...

perfeito, simplesmente pefeita a análise.

infelizmente, a mesma "filosofia", ou entendimentod e futebol, está sendo aplicada na seleção principal tbém, Dunga não muda o rigido esquema de tres volantes e hoje abusou colocando Julio Batista no lugar do Anderson.

ou o futebol brasileiro muda de rumo logo, a começar da base, ou todo o prestigio, admiração e titulos conquistados durante larga história vão pro lixo.

parabéns, Dassler.

to sumido, mas estou semrpe lendo aqui...

marcus buiatti

Anônimo disse...

Tira ele e coloca o Joel Santana!!! :P

Arthur Virgílio disse...

E a história de seleção tem que convocar os melhores volta a tona. O Carlinhos só não foi chamado, porque o Kléber foi para a principal e o Luxemburgo iria reclamar todas as rodadas sobre os dois desfalques nas laterais.

Nosso calendário precisa se igualar com o Europeu, para não termos que se sujeita a ver jogadores sem a mínima condição de vestir a camisa do Brasil.

Anônimo disse...

Ele é fraco mesmo. Mostrou isso no sul-americano.

Maurício disse...

GUILHERME! Como pode esse cara estar de fora...finalmente alguém concorda comigo haha.

WIlliam e C. Eduardo não podem ficar fora do time. Mas contra a Coréia vai ser mais fácil. (espero)

abraços!

André Augusto disse...

O Brasil deu sono...como vc disse, ele fez escolhas muito questionáveis, e pagou por isso.
Marcelo não pode ser reserva dessa seleção, assim como Willian e Carlos Eduardo.

André Rocha disse...

Nelson Rodrigues é uma antinha obtusa. Erra tudo, do posicionamento do meio-campo à escalação do mesmo (Leandro Lima é piada de mau gosto). Se o "Sobrenatural de Almeida" do seu xará não ajudar, como no Sul-Americano, desta vez, sem o Lucas, o Brasil vai dançar. O que será um tremendo castigo para uma geração tão talentosa.

Anônimo disse...

Dasslão, irretocável!
Único detalhe é que vejo em Fernando grande futebol. Pena estar suspenso.
Abraço!

Gerson Sicca disse...

Nélson Rodrigues é nome de cronista, e não de treinador. O original era muito melhor.
O Pato também está precisando cair na realidade. Pelo que vi nos últimos tempos, ele andava meio mascarado.

João Lucas Garcia disse...

A Seleção com Neson Rodrigues é fraca, muito fraca. Não há mobilidade e a derrota frente a Polônia foi simplesmente ridícula, principalmente quando você considera que o Brasil jogou com um jogador a mais 75% do tempo.

A vitória sobre a Coréia é muito mais do que necessária, ou como disse o Dassler, a chance para a geração de Pato e outros não ir para o ralo tão facilmente.

Mateus Ribeirete disse...

três volantes + Julio Baptista = Aquele futebol maroto, arte e muleque que só nós, que portamos a amarelinha, temos!

FN disse...

Os técnicos que a CBF escolhe não vêm desempenhando um bom papel atualmente...Parreira, Dunga e Nelson Rodrigues decepcionaram.

Permita-me promover o meu blog:
timaoeterno.blogspot.com