sábado, 28 de fevereiro de 2009

Isso é jornalismo?


As duas capas do Lance: acima, do dia 14, e abaixo, desta sexta, dia 27.

A capa do Diário Lance (ok, vamos como eles gostam: Lance!) do último dia 14 de fevereiro trazia Fred na capa. A reportagem, com caráter de exclusiva, afirmava que o jogador assinaria o contrato com o Fluminense no mesmo dia. Para atrair o leitor, ainda tinha a chamada: "Saiba quando ele se apresenta ao Flu".

Nesta sexta-feira, dia 27, parece que Fred foi, enfim, confirmado como jogador do Fluminense. "Vai assinar pré-contrato", dizem as notícias. A capa do próprio Lance (vamos lá, Lance!) desta sexta diz: "Livre para o Flu". Mas oras, ele já não estava contratado? Eu, leitor, não comprei o jornal para saber quando ele seria apresentado? Me sinto enganado.

A pressa por cometer grandes furos tem sido cada vez mais comum no jornalismo esportivo.

Durante um jogo na penúltima semana - não me lembro qual, mas foi à noite - o Sportv interrompeu a transmissão para confirmar (!) a venda de Alex, do Inter, ao futebol russo. Na manhã do dia seguinte, Marcelo Barreto e o pessoal do Redação Sportv ainda não sabia se o negócio fora fechado e estava visivelmente constrangido. Acabou sendo mesmo fechado, mas no dia seguinte. Dois dias após o tal jogo.

A Folha de São Paulo, por sua vez, garantiu que Bruno Senna estará na Fórmula 1 em 2009. Na manhã do mesmo dia, assessores do piloto desmentiam o acerto que, até aqui, duas ou três semanas depois, não se confirmou.

Está faltando responsabilidade...

6 comentários:

André Augusto disse...

E não é só exclusividade dos jornais. A Band também vive fazendo esse tipo de "furos". Tudo em nome das vendas/audiência. Lamnetável esse tipo de jornalismo esportivo.

André Rocha disse...

Concordo integralmente.

E atribuo isso a inserção cada vez maior dos publicitários no meio jornalístico. E não o faço pela birra histórica entre as profissões que já começa nas Universidades.

Simplesmente são ofícios diferentes. A publicidade se liga em números e em "transformar" a informação até que ela atenda o seu anseio maior: vender.

E o jornalismo pretende, ou deveria pretender, divulgar a informação verídica, o fato em si.

Pena que no mundo de hoje a ética jornalística não seja tão valorizada pelo público em geral e, por isso, não pague as contas.

Mais vale um escândalo desmentido no dia seguinte do que uma cobertura feita com profissionalismo e responsabilidade.

Uma pena...Mas vamos tentar mudar isso!

Abraço!

Unknown disse...

Sem comentários...
Esse jornalzinho, essa sportv, essa band....

Nossa senhora...

Salve a ESPN Brasil!
Seu blog é muito bem feito, por sinal. Parabéns.
Abraço!

Gabriel H. disse...

Infelizmente, o jornalismo esportivo, por tratar de um assunto "menos sério", muitas vezes acaba se tornando irresponsável.

Nessa área, mais do que em qualquer outra, vemos "grandes furos" que não se concretizam. E o pior é que os jornalistas aparentemente não estão nem ai: não pedem desculpas aos leitores, não se justificam. Nada. Nenhuma atitude. "Erramos essa? Vamos partir para outra. Uma hora a gte acerta", talvez seja o pensamento reinante nessas redações.

Abraços,
Gabriel Agá

Michel Costa disse...

Concordo integralmente com o texto.
O pior é que o diário é useiro e vezeiro nesse tipo de capa.
Moro em Minas e me lembro bem de uma capa que reunia os cruzeirenses Charles, Fabrício e Ramires tratando o trio de "100%" numa alusão às vitórias do time celeste com os três em campo. Sabe de quantos jogos eles extraíram os tais 100%?
Dois!!!
É mole?

KK disse...

O legal é que na parte de cima da primeira página o jornal sempre coloca:

"A Missão L!
Ser a referência em conteúdo esportivo no país oferecendo um jornalismo de qualidade e independente, em defesa dos interesses do torcedor e do desenvolvimento do esporte nacional" (g.n.)

Mas não quero ser chato demais, também...