quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Verdades e mentiras


Vanderlei Luxemburgo diz ver semelhanças entre o Palmeiras atual e o de 1996, mas é bom não insistir muito na comparação: o time comandado por Keirrison e Cleiton Xavier parece mesmo ter um futuro pródigo pela frente e brigará pelo título paulista, mas sua margem de progressão em relação à equipe dos 102 gols é limitada.

O time de 96, que jogava no 4-2-2-2, tinha nomes de enorme potencial, como Djalminha, Rivaldo, Müller, Luizão e Cafu. Atuava com a mesma velocidade e imposição física e técnica da atual equipe, com passagens dos dois laterais e uma busca obstinada pelo gol. Assim, construiu a marca de 102 no Campeonato Paulista, em que só perdeu um jogo, para o Guarani, com show de Dinei - ex-Corinthians.

O Palmeiras de 2009 joga com três zagueiros, quatro no meio, dois meias-atacantes e um centroavante, Keirrison. Tem feito bonito, como contra o Santos no domingo, mas não pode chegar ao nível de 1996. Luxa diz que os jogadores atuais, como os de doze anos atrás, são jovens e pouco conhecidos. O que é meia verdade.

Luizão e Djalminha vinham de uma campanha muito convincente no Guarani e eram, ao lado do lateral Júnior, as caras novas do time, mas já era possível cravar a afirmação deles no Parque Antártica. Amaral e Flávio Conceição já estavam no Palmeiras e iam bem, Rivaldo se solidificara como jogador selecionável três anos antes. Cléber e Velloso eram a certeza na defesa, enquanto Müller, no ataque, tinha três Copas do Mundo nas costas. Era um timaço!

A semelhança real entre as duas equipes é o que pode não animar muito os palmeirenses: a equipe de 1996 teve prazo curto e Rivaldo foi vendido para o exterior logo após o Paulista, enquanto Müller voltou para o São Paulo e Amaral partiu para o Benfica. No Brasileiro, acabou eliminado pelo Grêmio de Felipão - que levantaria a taça - nas quartas.

O INÍCIO DO PALMEIRAS DE 96
Palmeiras 6 x 1 Ferroviária
Novorizontino 1 x 7 Palmeiras
Palmeiras 3 x 0 Mogi Mirim
União São João 0 x 0 Palmeiras
Palmeiras 4 x 1 Juventus
São Paulo 0 x 2 Palmeiras

O INÍCIO DO PALMEIRAS DE 2007
Santo André 0 x 1 Palmeiras
Palmeiras 3 x 0 Mogi Mirim
Palmeiras 3 x 0 Marília
Ponte Preta 2 x 3 Palmeiras
Palmeiras 4 x 1 Santos

O PALMEIRAS DE 96
(4-2-2-2) Velloso; Cafú, Sandro Blum, Cléber e Júnior; Amaral e Flávio Conceição; Rivaldo e Djalminha; Müller e Luizão.

O PALMEIRAS DE 2009
(3-4-2-1) Marcos; Maurício Ramos, Edmílson e Danilo; Fabinho Capixaba, Cleiton Xavier, Pierre e Armero; Diego Souza e Willians; Keirrison.

3 comentários:

André Rocha disse...

Dassler,

Realmente o Luxa exagerou um pouco ao dar a entender que o time atual é do mesmo nível do de 96.


Mas eu considero o caso do Palmeiras-96 um pouco parecido com o do Flamengo-87.

São times que, observando as escalações e o que cada jogador conseguiu ao longo da carreira, poderiam entrar para o seleto grupo de grandes esquadrões dos clubes. Mas a verdade é que na época os times não eram inquestionáveis.

No caso do Palmeiras, Júnior era um desconhecido; Djalminha carregava a desconfiança por conta de seus atos de indisciplina; Rivaldo era um jogador de potencial, mas ainda uma incógnita pela temporada irregular em 95; Muller já era considerado decadente e Luizão era um atacante promissor, mas que ainda não tinha se firmado. Aliás, o camisa 9 foi muito contestado durante a competição, mesmo sendo o artilheiro do time e do Estadual, pois perdia muitas chances. No Rio, todos comentavam que se Romário, na época marcando muitos gols pelo Flamengo, fizesse parte daquela máquina, o Verdão certamente ultrapassaria os 150 gols, tantas eram as oportunidades desperdiçadas por Luizão a cada jogo.

Quanto ao time atual, acho interessante a comparação quanto à volúpia ofensiva e a velocidade na execução das jogadas. Por outro lado, se neste ano o Verdão vencer novamente a Libertadores, os torcedores mais pragmáticos vão considerar essa equipe superior à máquina de fazer gols de treze anos atrás por conquistar um título mais relevante para a história do Palmeiras.

Grande abraço!

Ailton Bruno disse...

Sem dúvidas a equipe do Palmeiras de 1996 é muito superior a atual. As comparações de Luxemburgo são um tanto exageradas.

Gabriel Dudziak disse...

Faltou os campinhos de Football Manager com os esquemas huh?! haha

De resto concordo com tudo!

Abraço!