segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A disputa pelo poder no Santos


Marcelo Teixeira confirmou candidatura à presidência do Santos e, nos próximos dias, os bastidores da Vila Belmiro devem ficar agitados. Em condições bastante desfavoráveis, o mesmo opositor Luiz Alvaro ameaçou o trono de Teixeira em 2003 em uma eleição apertada. A volta do sociólogo à disputa, em momento de grande pressão, torna o quadro bastante instável em torno da reeleição de Teixeira no próximo dia 05 de dezembro.

O pleito no Santos terá a participação nova de vários conselheiros, diz-se, insatisfeitos com a administração de Marcelo Teixeira, que faz o time brigar nas últimas posições pelo segundo Campeonato Brasileiro consecutivo, apesar de o investimento não ter sido discreto. Na última Série A, por exemplo, a folha salarial santista era de R$ 2 milhões mensais, atrás apenas do Inter, e a equipe ficou em 15º, fora até da Sul-Americana. Em 2009, o quadro é idêntico.

A oposição, que tem pouca penetração na mídia e fala fino, se mostra bem articulada para ter bons investidores em 2010, mas a verdade é que não costurou nenhum reforço em caso de vitória. Vanderlei Luxemburgo só fala em projeto e Marcelo Teixeira também sinaliza com um novo planejamento, mas a verdade é que a falta do tal planejamento já aproximou Roberto Carlos do Corinthians.

Apesar dos projetos apenas no papel, de situação e oposição, há grande receio para o próximo pleito na cúpula de Marcelo Teixeira. Membros da atual direção estão preocupados com tudo que se circula pela imprensa e possa prejudicar - até o parceiro Sonda, nos corredores, trabalha pela manutenção do atual presidente. Certo é que será a eleição mais acirrada da década.

Nenhum comentário: