domingo, 27 de dezembro de 2009

A base do Birmingham


Alex McLeish foi contratado para o comando técnico do Birmingham em novembro de 2007, substituindo Steve Bruce, e não conseguiu tirar o clube do rebaixamento. Mesmo assim, foi mantido no cargo. E no momento em que a Premier League discute a invasão dos técnicos estrangeiros no Reino Unido, o trabalho do escocês é notável no St Andrews. Oitavo lugar da primeira divisão menos de dois anos após a queda, os Blues brilham com muito do que foi mantido do ano do rebaixamento.

Justiça seja feita, o time rebaixado não era exatamente fraco. Tinha técnica e vibração, mas faltava mais concentração para preservar vantagens e personalidade para se impor. Perdeu muitos pontos por isso em jogos importantes. E esse raciocínio fica provado pela base que brilha nessa temporada, com quatro titulares do time que caiu: o lateral Ridgewell, os meias Sebastian Larsson e McFadden e o atacante Jerome.

Base, aliás, é o forte do Birmingham. Já são oito partidas consecutivas com a mesma escalação: Joe Hart, Carr, Dann, Johnson e Ridgewell; Larsson, Bowyer, Ferguson e McFadden; Jerome e Benítez. O resultado é uma sequência de cinco vitórias e três empates (contra Chelsea, Liverpool e Everton). Um time que não levou gol em oito dos 19 jogos que fez, que vende caro as derrotas que sofre, quase sempre por um só gol de vantagem.

Pensar em vaga para competições europeias parece duro ao se olhar os adversários à frente do Birmingham, como Aston Villa, Manchester City e Liverpool. Com um time de super heróis, como McLeish chamou seus titulares que não se machucam e não são suspensos, até isso pode ser possível. E imaginar que tudo poderia ser diferente se houvesse o tradicional desmanche pós-rebaixamento...

2 comentários:

André Augusto disse...

É a maior surpresa entre os nanicos da EPL. Ontem, poderia perfeitamente ter ganho do Chelsea, já que teve um gol legla mal anulado e Jerome foi preciosista na hora de definir algumas situações de gol.

Abs

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Fala, cara!

A campanha do Birmingham é assustadora, simplesmente igualaram o recorde de invencibilidade do clube de 1908 (!), e ainda repetindo a mesma escalação por tantas vezes.

Se quiser, cara, dá uma olhadinha no nosso blog - feito com uma amiga - sobre a Premier League, onde, inclusive, farei um post quinta-feira exatamente sobre o Birmingham (o blog é novo, toda quinta haverá análise de um time, por enquanto só foi feito do West Ham) e pretendo usar de seu post como uma das fontes.

Fica o convite.

Abraços!