segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A tropa de elite no Brasileiro de pontos corridos


A idéia de que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos criaria um grupo de elite, reforçada pela diferença que a vaga na Copa Libertadores faz para os clubes por aqui, ganhou mais corpo ao fim da edição 2009, vencida com brilho pelo Flamengo. As presenças de Fla, Internacional, São Paulo e Cruzeiro, na próxima Libertadores, não são novidade.

Pela terceira vez em quatro anos (e em 2008 ficou no quase, com o 5º lugar), o Flamengo jogará a competição sul-americana, passando a sensação de que compreendeu melhor o modelo atual após muitas dificuldades no início da era de pontos corridos. Estará no Grupo 8, ao lado de Universidad do Chile, Caracas da Venezuela e um chileno ou argentino.

Depois de planejamentos mal executados nas duas últimas temporadas, o Internacional foi de novo forte e regular em 2009, apesar de um ou outro desvio, e volta à Copa Libertadores, que disputará pela terceira vez em cinco anos. É um clube estruturado para jogar o torneio por várias das próximas edições. Enfrentará o Cerro do Uruguai, um equatoriano e ainda o vencedor de um duelo Argentina x Equador. É o Grupo 5.

Terceiro colocado em 2009, ano em que deixou escapar o tetracampeonato por entre os dedos, o São Paulo é o modelo mais claro de regularidade e construção de uma hegemonia. O tricolor jogará a sétima Libertadores consecutiva e, sempre, com exceção de 2005, esteve entre os três primeiros da Série A. Com isso, as receitas se multiplicam e está criada uma estrutura forte, da base ao time profissional, e que atrai jogadores com outras ofertas e mantém bons salários em dia. Reencontra o Once Caldas e ainda terá um mexicano e outro paraguaio no Grupo 2.

Dono de grande arrancada no returno, o Cruzeiro é outro que simboliza uma espécie de hegemonia no grupo que disputa, todos os anos, uma vaga na Libertadores. Ultrapassou o Palmeiras na rodada final e se garantiu pela terceira vez consecutiva na competição internacional, que por muito pouco não venceu em 2008. Enfrenta o Real Potosí e, avançando, joga contra Velez Sarsfield, Deportivo Itália e ainda um chileno.

Grêmio e Palmeiras, que acabaram de fora do G-4 final por detalhes naturais, realizaram uma boa temporada e dão a sensação de que podem reaparecer na Libertadores em 2011. Mas Fluminense, Atlético-MG, Santos e Botafogo estão um pouco mais atrás da tal tropa de elite. O Corinthians, que voltou aos dias de glória com Ronaldo, tem receita e potencial suficiente para se integrar ao grupo dos principais. E o cenário de domínio no futebol brasileiro se redesenha.

2 comentários:

Ricardo disse...

Nada mais justo que premiar os melhores e mais organizados com a entrada nesta "elite" da série A, pois assim os clubes realmente entendem que somente com profissionalismo um time se torna vencedor e se mantém no topo por muitos anos.

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Indiscutível, o título.