quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Excesso de contingente


O Grêmio faz um esforço financeiro bastante razoável para contar com o meia Douglas em seus quadros na temporada 2010. As tratativas entre os dois clubes estão 99% definidas e o ex-camisa 10 corintiano deve pôr os pés na Azenha. Se há casos em que um clube pode dar um tiro no pé com um movimento errado, este parece ser um deles.

O elenco gremista, a despeito da inesperada venda de Douglas Costa para a Ucrânia, é repleto de boas opções no setor de meio-campo. Mais que isso: tem vários jogadores com expectativas de titularidade, o que pode vir a ser um problema para o ainda inexperiente Silas em seu vestiário.

Souza tem um ego e uma língua difíceis de se domar. Hugo e Borges deixaram a tranquilidade do São Paulo, justamente, para poder jogar mais. Não será possível contentar todos os gostos, até porque Douglas, a ser oficialmente confirmado, certamente voltará ao Brasil afim de atuar como titular. Há ainda Leandro e William, por quem o Grêmio fez um esforço financeiro, entre outras opções secundárias. Mais prudente seria encontrar um jogador disposto a sentar no banco e a conquistar seu espaço em médio prazo.

Ao se referir a muitas opções nesse momento, também cabe citar o Corinthians, que parece ter tomado cuidados diferentes. Mais jovens como Dentinho e Defederico podem reclamar oportunidades em algum momento, mas o elenco como um todo parece ciente da ambição alta para a temporada, dos vários jogos a fazer e da rodagem na escalação. Além de tudo, Mano Menezes domina o vestiário e é respeitado pelas principais lideranças do elenco.

O Grêmio e Silas que se cerquem de cuidados.

3 comentários:

Matheus Lamb Wink disse...

Olá, Dassler.

Eu também acho que haverá um conflito entre egos no elenco gremista. Porém, o Grêmio estava carente de um armador nato como o Douglas desde a saída de Tcheco para o Corinthians. Isso por que o Hugo, Souza e Leandro estão mais para meia-atacantes do que armadores.

Acredito que ofensivamente o Grêmio está preparado para as competições que tem a disputar em 2010. Mas, a parte defensiva é a que mais me preocupa, pois há a falta de um lateral-direito de origem. Mário Fernandes joga bem ali, mas ele é melhor ainda como zagueiro. De volantes o Grêmio parece estar bem, com atletas como Adílson, William Magrão, Fabio Rokembach, Túlio e Maylson(que pode jogar como meia).

Abraço

P. L. F. V. disse...

O diálogo do treinador com cada um dos jogadores que precisarem ficar na reserva será muito importante.
Será difícil, mas os jogadores precisarão entender que nem sempre vão jogar.

minicritico disse...

Interessante que alguém também pensou nisso.

Pelo que se vê, há 3 candidatos pra 2 vagas no meio-campo (com Souza, disparado o mais confiável deles, largando na frente na disputa) e o mesmo acontecendo no ataque (3 candidatos, 2 lugares) com vantagem para o menos artilheiro dos competidores: Leandro, que cumpre uma função que ninguém mais cumpre.

Sendo assim, é claro que, em princípio, o William está relegado a segundo plano, embora seja homem de confiança do Silas.

De qualquer forma, é melhor assim do que ter opções escassas no elenco. E é bom pra vermos como o Silas se sai numa situação dessas.