quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Neymar arrebentando. E se a Copa fosse amanhã?


Neymar completa 18 anos nesta sexta-feira e não se cansa de empilhar grandes apresentações neste novo ano. Sim, você deve pesar que estamos nos Estaduais, palco onde brilhou Lenny em 2009, por exemplo. Mas o garoto santista realmente parece um nível acima, independente do nível técnico dos torneios jogados nesse momento no Brasil. Seu crescimento salta aos olhos.

Mesmo sem o porte físico ideal, Neymar consegue se impor tecnicamente sobre os rivais e, principalmente, não se intimida com as ameaças que tem recebido rodada a rodada. Ao contrário de jogadores habilidosos com seu perfil, ele sabe finalizar com correção e lidera a artilharia do Paulista com média de um gol por jogo - também é quem mais dribla na competição, segundo o Footstats. Diante do Santo André há pouco, mais uma partidaça: golaço e passe para o gol de Ganso.

Na vida de Neymar, queimar etapas sempre foi uma constante. Assinou contrato com o Santos aos 14, estreou na Copa São Paulo e fez gol com 15, começou a jogar nos profissionais com 17 e agora, aos 18, parece pronto para um grande salto.

Ainda é cedo para ir além da especulação, mas o crescimento recente e a trajetória de Neymar dão margem para imaginá-lo na Copa do Mundo. As más fases de Nilmar e Robinho (por enquanto, ao menos) colaboram.

PS.: Este é o post de número 1001 do Papo de Craque em sua quarta temporada. Não tem sido fácil manter o nível e o pique, mas agradeço a quem ajuda a preservar esse espaço vivo.

14 comentários:

André Augusto disse...

O Neymar é pra 2014. Tem muita gente na frente dele, por ora.

Parabéns pela 4ª temporada, rapaz!

R.C. disse...

Dassler, Nilmar tá com 3 gols nos ultimos 4 jogos, a questão é que ele tá tendo uma sequencia só agora no Villarreal ...

Victor disse...

Tem Neymar, Ganso, Robinho e Giovani.
Esse Santos vai dar jogos bem legais de se ver. Fato.

Rafael Brito disse...

Má fase do Nilmar? Dasslse, gosto muito dos seus textos, mas tenho que conordar com o R.C. Você está acompanhando o futebol europeu, ou só está chutando, pela posição do Villareal?

Dassler Marques disse...

RC e Rafael, não dá pra dizer que é boa fase. Ele não é nem mesmo titular absoluto em um time cujos atacantes são ridículos e inferiores a ele. O único razoável é o Rossi ali.

Mas eu levaria o Nilmar pra Copa, sem dúvida.

Valeu

O autor disse...

Opa, tudo bem?

Cara, me amarrei no teu blog. Você aborda diversos assuntos e engloba o futebol de uma maneira geral, digo internacional, assim como eu no meu blog. Olha o meu: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

Vamos fazer parceria de links?

Quanto a Neymar, não sei, realmente, se levaria ele à Copa. Não acho que ele possa ser fundamental na conquista do Hexa. Seria bom, é claro, para ele, mas para a Seleção acho que não. Ele é muito jovem, tem muita coisa pra aprender ainda. Acho que vale mais à pena até levar um cara experiente para uma vaga da reserva. Acho...

Abraços

Anônimo disse...

Muito jovem? O que me diz de Pelé em 58, Ronaldinho em 94 e Kaká em 2002? Não e´mais uma promessa é uma realidade e não levá-lo será um desperdício.

Rafael Brito disse...

Dassler, tem certeza que ele não é titular no time? Dá uma olhada no SITE OFICIAL do time (http://www.villarrealcf.es/principal_n.php?nombreModulo=resultados&idmenu=91&idsubmenu=119) e olha os jogos e veja as escalações. O time pode não estar bem, mas pelo menos ele não tentou voltar ao Brasil, como um "craque"...

Rafael Brito disse...

Ah, e se é pra levar alguém jovem, que seje o Alexandre Pato, que tem 20 anos e já está na Europa e jogando em uma grande liga (decadente, mas com exigências enormes) a 2 anos.

Dassler Marques disse...

Rafael, o Pato não é aposta, briga como uma realidade.

E o Nilmar se firmou como titular do time agora. Na primeira parte da temporada, alternava com outras opções.

Se quiser, nesse link tem isso

http://www.transfermarkt.de/de/spieler/22750/nilmar/default/2009/leistungsdaten.html

Abs

Rafael Brito disse...

Dassler, exatamente por isso, o Neymar está atrás de Pato e Nilmar. Os dois últimos já tem cancha internacional e jogos com a seleção adulta. Claro que é um bom jogador, mas convenhamos, ainda estamos no Paulistão e ele fracassou junto com a seleção Sub-17 ano passado. Ele pode ser um grande jogador pra Copa-14, mas pra esse ano é exagero.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Neymar vc é o kra a copa de 2014 é sua não se preocupe!!!!

Unknown disse...

neymar,ganso e robinho essa turma de garotos lindos.parabens por esse futebol maravilhosa♥adoro todos vc.