segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O preço das más companhias


A Fiorentina apresentou Keirrison nesta segunda-feira como o Chuteira de Ouro do futebol brasileiro em 2008, mas sua reputação atualmente está longe de ser aquela dos tempos de Coritiba e do início fulgurante no Palmeiras em 2009. Surpreende muito o fato de o K9, que agora é o K39 na Viola, tenha fracassado, justamente, no melhor momento do Benfica desde o título português há cinco anos.

A verdade é que a força mental de Keirrison está longe de ser a ideal para alguém com seu potencial técnico e físico. Para piorar, o jogador é muito, muito mal assessorado. Seus empresários são os mesmos que afundaram com a carreira de Dagoberto e, desde sempre, tornaram sua vida um verdadeiro terremoto.

Desde o início, da chegada do Cene-MS para o Coritiba, Keirrison esteve em confusões fora de campo. À época, a Massa Sports comprou 60% de seus direitos econômicos e repassou 2o% deles ao Coxa, que ficou então com a prioridade de comprar os 40% que seguiram com o clube mato-grossense.

Tanto o Coritiba quanto a Massa abdicaram dessa prioridade, mas um dos sócios da empresa (Gabriel Massa, filho do apresentador Ratinho) deixou-a e, imediatamente, fundou um novo clube, o Astral, e por lá comprou os tais 40% de Keirrison junto ao Cene.

A Justiça, na época, invalidou o negócio, já que o próprio Gabriel é que havia abdicado da prioridade que a Massa Sports tinha. A empresa, em seguida apenas com os irmãos Malaquias, pegou esses 40% de volta, somou aos 40% que já tinha e e vendeu tudo para a Traffic no fim de 2008. O Coritiba em seguida topou vender os 20% que ainda restavam para o Palmeiras, que se tornou sócio do jogador, dono de 24 gols no Palestra Itália, um início cheio de amores e uma saída conturbada.

Vale se lembrar que, além disso, Keirrison foi o grande pivô para a saída de Vanderlei Luxemburgo do Palmeiras, que já tinha o pescoço a prêmio. K9 deixou o clube na surdina e sequer se despediu dos companheiros. Dizia "sonhar em jogar no Barcelona". Hoje, deve agradecer aos céus pela chance na Fiorentina, uma equipe que pode lhe permitir crescer na Europa.

Pode ser a última boa oportunidade, as más companhias pesaram muito.

4 comentários:

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Ótimo post, cara, não sabia que seus empresários eram os mesmos de Dagoberto.

Fico imaginando os torcedores do Benfica. Primeiro a sensação de: "Oh, trouxemos um avançado do Barcelona!", e esse jogador acaba sendo preterido por Wéldon, Éder Luis...

Definitivamente, Keirrison tem que agradecer MUITO essa oportunidade de jogar na Fiorentina. Só não sei quanto ele vai jogar né, não imagino o Prandelli mudando o 4-2-3-1 só pra encaixar ele. Terá uns 20 minutos por partida pra mostrar serviço.


Abraços!

luís felipe disse...

tu sabe, Dassler, se algum clube brasileiro chegou a abrir negociações com ele? Eu sei que ele estava na lista do Inter.

Davi da Costa Laranjeira disse...

Eu sempre falei pra tu que ele era um bandido e grosso, sem categoria, que ia se dar mal na Europa, hahahahahaha.

Dassler Marques disse...

Luis, o Santos foi, é fato e posso garantir. E ACHO que o Vasco também.