quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A camisa 9 persegue Luís Fabiano


Com 21 gols, Luís Fabiano foi o artilheiro da era Dunga à frente da Seleção. Fez uma ótima Copa do Mundo na África do Sul, mas nunca mais voltou a vestir a camisa amarelinha. Nesta quarta-feira, contra a Argentina, tem a primeira chance com Mano Menezes. Se a chance para ele é grande, maior ainda é para Mano: encontrar um camisa 9 experiente, confiável e que aumente a faixa etária do ataque.

É verdade que Leandro Damião foi o artilheiro da Olimpíada e tem números importantes, mas a questão que parece perseguir Mano é: será possível ganhar a Copa do Mundo com apenas garotos como Neymar, Lucas, Oscar e Damião, todos abaixo dos 23 anos? O fato é inédito na história dos campeões mundialistas e, ao aumentar o espaço para Hulk no time, o treinador também parece se dar conta disso. Luís Fabiano é o 15º atacante chamado por Mano.

Ele reestreia contra um adversário que traz boas lembranças: foi contra os argentinos, em setembro de 2009, que Luís marcou seus dois gols contra o maior rival brasileiro e venceu por 3 a 1, em Rosário. O Fabuloso oferece seu espírito brigador, profundidade ao ataque, exímio poder de finalização e até uma dose de malandragem que falta a todos seus concorrentes. Jogará com Jadson e Lucas, que lhe deram respectivamente sete e três assistências para os gols com o São Paulo no ano.


As maiores interrogações são sobre suas condições físicas, afinal terá 33 anos na Copa do Mundo de 2014 e, só nesta temporada, perdeu 21 jogos por conta de lesões. Quando está em campo, é letal: fez 25 gols em 31 jogos neste ano – só perde para o santista Neymar e Souza, do Bahia. No Brasileirão, a cada quatro finalizações, faz um gol. Pode ganhar a 9 da Seleção a partir desta noite.


* Publicado no blog do Mauro Beting

Foto: Vipcomm

Nenhum comentário: