sábado, 29 de setembro de 2012

Raça, Love e paixão*



Os jogos remarcados marcaram aquele Campeonato Brasileiro 2007. Entre agosto e setembro, o Flamengo teve de jogar 15 vezes e iniciou uma impressionante arrancada que começou próxima da zona do rebaixamento e terminou com a vaga na Copa Libertadores. Com grandes defesas de Bruno (pois é), a liderança de Fábio Luciano, os apoios de Léo Moura e Juan, os gols de Souza e a bola redonda de Ibson. O comando salvador de Joel Santana. Com o Maracanã, aliado de todas as horas. Com o marcante "raça, amor e paixão, oh meu Mengo". 

A noite da última quarta-feira fez lembrar 2007 no Rio de Janeiro. Era o Engenhão, mas o canto que surgiu há cinco anos ainda estava ali em jogo remarcado. Dorival Júnior, a exemplo de Joel, teve um início difícil mas parece ter achado a mão. Contra um Atlético-MG que quase sempre traz boas vibrações, o Flamengo se fortaleceu, marcou de maneira impressionante e jogou de forma coletiva, ainda que nem tão organizada. Com a fibra e a concentração dos gringos Cáceres e González, a presença de espírito de Liedson, Léo Moura na meia esquerda, o corredor Wellington Silva e até um novo Cléber Santana depois de nove meses redentores com o Avaí. 

Mas nada comparável a Vagner Love. Intenso, solidário, desta vez preciso e, principalmente, decisivo. Homem de 23 gols na temporada, de 25 jogos em 26 rodadas do Brasileiro e que joga pelo time, por ele e pela torcida. Que viveu, com a Seleção no Maracanã, nas Eliminatórias, momentos difíceis. Mas que, apesar do passado na base do Vasco, nasceu para vestir rubro-negro e ainda tem muito a dar pelos rubro-negros. 

A reação parece ter chegado tarde demais, mas o flamenguista tem o direito de sonhar como sonhou e realizou em 2007. A 10 pontos da quarta posição e com 12 rodadas por fazer, jogar a Libertadores 2013 parece algo muito distante. Mas é um Brasileiro que parece ter apenas três equipes, com Fluminense, Atlético-MG e Grêmio. Quem sabe o Fla, da raça, da paixão e de Love, seja o quarto. A vaga está aberta.

Foto: Alexandre Loureiro - Vipcomm

Publicado no Blag do Mauro Beting

Nenhum comentário: