domingo, 9 de setembro de 2012

Qual é a sua, Prandelli?



Pablo Osvaldo está longe de ser brilhante, mas mostrou suas credenciais diante da frágil Bulgária no início das Eliminatórias da Europa para a Copa 2014. Com espírito essencialmente de matador, o ítalo-argentino fez os dois gols da Itália, a única das grandes seleções europeias a não ter vencido na rodada. Mas também deixou uma questão no ar: por que não ganhou esse espaço anteriormente?

Cesare Prandelli é o grande arquiteto para a mudança de patamar da Itália em curto prazo, do vexame na Copa 2010 para a honrosa participação com o vice da Eurocopa. Mas também foi à Polônia sem nenhum atacante de área como o troglodita (expressão cunhada por Pedro Venancio) no elenco. Ficou claro que Fabio Borini entrou no elenco sem punch para atuar e, em vários momentos, a Azzurra não tinha outro atacante no banco além de Di Natale. 

Prandelli, mantido no cargo, também precisará encontrar novas soluções em um país onde a renovação nos clubes não ocorre de maneira ordenada, como no futebol alemão, e com vários jogadores com tendência ao declínio até 2014. Cesare precisa repensar a enferrujada tendência a se jogar com três zagueiros, o que o mundo do futebol já descartou há um bom tempo e que ele reluta a admitir. Foi assim na abertura da Eurocopa, foi assim também diante da Bulgária. Dinamarqueses e tchecos, que também empataram na estreia, são ameaças reais. 

Nenhum comentário: