terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os cinco coroas da Liga dos Campeões*




Manchester City
Roberto Mancini tem time já bastante maduro um elenco ainda mais qualificado à disposição. Chegaram os brigadores Rodwell e Javi Garcia, e se foi o briguento De Jong. Maicon e o sérvio Nastasic chegaram do futebol italiano para dar mais boas opções defensivas ao treinador que também é italiano e tenta fazer o City chegar ao mata-mata. Se deram vexame na última temporada quando jogaram fora da Inglaterra, os Citizens voltam a um grupo duríssimo pela segunda edição seguida e dividem chave com Real Madrid, Borussia Dortmund e Ajax.

Juventus
A campeã nacional invicta entra muito mais por uma cota que quase sempre deve ser ofertada aos italianos do que pela força dos clubes de seu país nesse momento. Pela primeira vez com apenas três vagas na Liga dos Campeões, que viraram duas após o vexame de Maicosuel e da Udinese, a Itália sabe que só pode apostar fichas na Juventus. As referências, Pirlo e Buffon, novamente terão seus fôlegos testados, mas contam com o vigor de Marchisio-Vidal no meio e da boa zaga a três com Bonucci-Barzagli-Chiellini. Antonio Conte, suspenso, pode receber Fernando Llorente em janeiro.

Bayern de Munique
Apesar da traumática derrota para o Chelsea em maio, o Bayern não fez destruições em cima de sua tragédia. Pelo contrário, só agregou: reforços como Shaqiri, Dante, Pizarro, Mandzukic e especialmente Javi Martínez, o zagueiro-volante de 40 milhões de euros, se somam ao talentoso elenco de Jupp Heynckes, que também tem voto de confiança. A cobrança será forte e os bávaros têm capacidade para voltar à decisão, mas esperam que o coração do time, Bastian Schweinsteiger, deixe os problemas físicos para trás. Schwein é o jogador que transforma o time, que a 100% pode dar a Europa ao Bayern.

Barcelona
A ordem azul-grená é não mexer no que dá certo, apesar dos títulos perdidos na última temporada – ainda assim, vieram a Supercopa da Espanha, a Supercopa da Europa, o Mundial de Clubes e a Copa do Rei. Tito Vilanova chega para manter o que ajudou Pep Guardiola a fazer nos últimos quatro anos e os reforços de Song e Jordi Alba são convenientes a um clube com problemas financeiros. Com oito gols após seis jogos na temporada, Lionel Messi já dá demonstrações de que pouca coisa mudou, a não ser o fato de que Iniesta foi eleito o melhor da Europa. O grande e velho Barça vai novamente brigar nas cabeças.

Manchester United

A mensagem do Manchester City foi clara: a exigência aumentou na Inglaterra. Por isso, e com vexame na última edição da Liga dos Campeões, o United gastou de verdade para tentar vencer por méritos e não só pela fantástica competitividade e cultura de vitória que tem sobre os adversários internos. Kagawa e principalmente Van Persie são os acréscimos de mercado e ótimo Cleverley também volta de lesão. É claro que Ryan Giggs, Paul Scholes, Wayne Rooney e Alex Ferguson asseguram o mesmo Manchester de quase sempre. Duro de ser batido e que não precisa encantar para ganhar. Com facilidades no Grupo H com Galatasaray, Cluj da Romênia e Braga.

* Originalmente publicado no Blag do Mauro Beting

Imagem: Football Wallpapers.com

Nenhum comentário: