terça-feira, 28 de julho de 2009

Eto’o ou Ibrahimovic?


Compará-los é até possível. Mas espanta o fato de o Barcelona ainda ter enviado 46 milhões de euros e o empréstimo de Hleb para a Internazionale. Há algumas razões para entender essa “loucura” dos azuis-grenás, que trocaram Samuel Eto’o, 130 gols em 199 jogos, por Zlatan Ibrahimovic.

A primeira é de que Eto’o só tinha mais uma temporada de contrato. Em janeiro, poderia assinar com qualquer clube sem render qualquer compensação ao Barcelona, que não tinha convicção em renovar o acordo. O camaronês, e aí entra a segunda razão, não era uma unanimidade na Catalunha, por sua personalidade complicada e problemas que já tivera em outros momentos.

Contratar Ibrahimovic soou, então, como uma luva. Virtuoso, o sueco tem um grande potencial e sabe que pode, no Camp Nou, brigar de fato pela Liga dos Campeões. Trazer um jogador tão midiático faz com que se dê uma resposta ao Real Madrid, algo também fundamental para o Barça.

Cabe ressaltar que, nesta temporada, apenas as transferências de Kaká e Cristiano Ronaldo foram acima da casa de 46 milhões de euros, valor pago pelo Barcelona. A percepção é de que o negócio teria sido mais vantajoso com um investimento menor por parte dos catalães, mas não há dúvidas de que Ibra é um acréscimo valiosíssimo ao timaço azul-grená.

Compare os dois:

Samuel Eto’o
28 anos
Em 5 temporadas no Barcelona: bicampeão europeu, tricampeão espanhol, campeão da Copa do Rey e bicampeão da Supercopa da Espanha
130 gols em 199 jogos

Zlatan Ibrahimovic
27 anos
Em 3 temporadas na Inter: tricampeão italiano, bicampeão da Supercopa da Itália
66 gols em 116 jogos

4 comentários:

Gabriel Dudziak disse...

Não sei se isso entrou na conta, mas é inegável que Ibra é um atacante que joga um futebol bem mais bonito do que Eto'o. No entanto, sou bem mais o camaronês...

André Renato disse...

Fiz um post e até uma enquete sobre esse tema no meu blog. Ibra vale o valor pago em dinheiro, mas esse valor + Eto'o é exagero, a Inter fez um belo negócio.

Esse ponto do contrato do Eto'o é bastante relevante, não havia pensado nisso.

Saulo disse...

Os dois são craques, mas acho o Ibra um pouco melhor.

Unknown disse...

Zlatan Ibrahimovic concerteza é bem melhor que o eto´o além de eu gostar muito do camaronês tbm!!! O sueco tem muito mais habilidade e técnica isso que conta muito dentro de campo...!